Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Órgãos vão analisar projeto para a futura linha 20-Rosa, que ligará o bairro da Lapa até as cidades de São Bernardo e de Santo André
Continua depois da publicidade
Funcionários do Metrô realizaram uma paralisação em março deste ano, que durou pouco mais de 33 horas. | Sindicato dos Metroviários de SP
Nesta quarta-feira, o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) anunciou que analisa os projetos apresentados pelo Metrô para a linha 20-Rosa, que vai ligar o bairro da Lapa, na Capital, às cidades de São Bernardo do Campo e de Santo André, no ABC paulista. O estudo do órgão de proteção também se refere ao prolongamento da linha 2-Verde até Guarulhos.
Continua depois da publicidade
Já na última sexta-feira (14), conforme o Diário Oficial, o Metrô enviou à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) um pedido de licença prévia para o projeto da linha 20-Rosa. A Cetesb tem prazo de 45 dias para emitir um parecer para a concessão de licença ambiental para os trabalhos.
A nova linha do Metrô terá uma extensão de 31 quilômetros, com 25 estações entre Santa Marina, no bairro da Lapa, na Capital, e Santo André, passando também pelas regiões de Pinheiros, Faria Lima, Rebouças, Moema, Cursino e São Bernardo. A previsão inicial do projeto é que o ABC paulista tenha seis estações, quatro em Santo André e duas em São Bernardo.
O projeto inicial foi apresentado em 2019, durante a gestão do então governador João Doria (então no PSDB, e atualmente sem partido). Não há previsão para a entrega das obras.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade