A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 31 Março 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Metrô em Taboão da Serra: obras já têm data para começar na Grande São Paulo

Estimativas do governo estadual mostram que a nova estação será a principal via de mobilidade para mais de 1,1 milhão de moradores que residem na região

Matheus Herbert

26/03/2025 às 19:38  atualizado em 26/03/2025 às 20:19

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Estação do Metrô de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, será construída na antiga Sorana Sul

Estação do Metrô de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, será construída na antiga Sorana Sul | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

Um sonho dos moradores de Taboão da Serra, na região sudoeste da Grande São Paulo, começará a se tornar realidade a partir da próxima semana. 

Continua depois da publicidade

O prefeito do município, Engenheiro Daniel (União Brasil), disse na manhã desta terça-feira (25/3), que as obras do Metrô na cidade irão começar no dia 3 de abril, com o início da demolição da antiga Sorana Sul, local que irá abrigar a futura estação Taboão.

A informação foi dada durante uma entrevista à Rádio Bandeirantes. Os moradores do município aguardam ansiosos pela chegada do Metrô. A estação é anunciada desde 2000 e será um marco no Estado, além de ser a primeira fora da capital paulista.

O evento deverá contar com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).  “A gente vai iniciar a demolição de um prédio onde será instalada a futura estação de metrô. Em conversa com o governador, com a equipe responsável, o compromisso deles é entregar o metrô em funcionamento na cidade até 2028”, disse Daniel.

Continua depois da publicidade

Expectativa de conclusão das obras 

Apesar da expectativa de menos de três anos de obra, o prefeito disse que, como engenheiro, acredita que o prazo é muito pequeno para a conclusão da estação em Taboão da Serra. “A promessa é de 2028, e o que a prefeitura de Taboão da Serra puder fazer para que isso se torne uma realidade em 2028, nós faremos e estamos à disposição do governo do Estado”, afirmou.

Daniel pontuou que acredita que a estação só será inaugurada em 2030. “Eu, particularmente, como prefeito, fico muito feliz e estou muito ansioso para que isso aconteça. Mas como engenheiro, eu acredito que é muito difícil […] Na minha opinião esse metrô deve chegar por volta de 2030, 2031 na cidade de Taboão da Serra”.

Processo de desapropriação na região 

Em fevereiro deste ano, a reportagem da Gazeta divulgou que o governo do Estado autorizou a desapropriação em regime de urgência de imóveis para implantação da extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra.

Continua depois da publicidade

Neste documento não foram incluídas as áreas da estação Chácara do Jockey, que será uma anterior a de Taboão da Serra. 

De acordo com decreto, as propriedades juntas somam uma área de 28.600 m², localizadas em Taboão da Serra, incluindo o antigo terreno da concessionária Sorana Sul, onde ficará a estação, na região central, ao lado da sede da Prefeitura e a área da loja CEM.

Estimativas do governo estadual mostram que a nova estação será a principal via de mobilidade para mais de 1,1 milhão de moradores que residem na região. A estação em Taboão da Serra é uma ampliação da Linha 4-Amarela do Metrô

Continua depois da publicidade

O ramal será ampliado em 3,3 km com duas novas estações: Chácara do Jockey, na zona oeste da Capital, e Taboão da Serra. Aproximadamente três mil empregos, diretos e indiretos, serão gerados durante as obras. 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados