Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Estação do Metrô de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, será construída na antiga Sorana Sul | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
Um sonho dos moradores de Taboão da Serra, na região sudoeste da Grande São Paulo, começará a se tornar realidade a partir da próxima semana.
Continua depois da publicidade
O prefeito do município, Engenheiro Daniel (União Brasil), disse na manhã desta terça-feira (25/3), que as obras do Metrô na cidade irão começar no dia 3 de abril, com o início da demolição da antiga Sorana Sul, local que irá abrigar a futura estação Taboão.
A informação foi dada durante uma entrevista à Rádio Bandeirantes. Os moradores do município aguardam ansiosos pela chegada do Metrô. A estação é anunciada desde 2000 e será um marco no Estado, além de ser a primeira fora da capital paulista.
O evento deverá contar com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). “A gente vai iniciar a demolição de um prédio onde será instalada a futura estação de metrô. Em conversa com o governador, com a equipe responsável, o compromisso deles é entregar o metrô em funcionamento na cidade até 2028”, disse Daniel.
Continua depois da publicidade
Apesar da expectativa de menos de três anos de obra, o prefeito disse que, como engenheiro, acredita que o prazo é muito pequeno para a conclusão da estação em Taboão da Serra. “A promessa é de 2028, e o que a prefeitura de Taboão da Serra puder fazer para que isso se torne uma realidade em 2028, nós faremos e estamos à disposição do governo do Estado”, afirmou.
Daniel pontuou que acredita que a estação só será inaugurada em 2030. “Eu, particularmente, como prefeito, fico muito feliz e estou muito ansioso para que isso aconteça. Mas como engenheiro, eu acredito que é muito difícil […] Na minha opinião esse metrô deve chegar por volta de 2030, 2031 na cidade de Taboão da Serra”.
Em fevereiro deste ano, a reportagem da Gazeta divulgou que o governo do Estado autorizou a desapropriação em regime de urgência de imóveis para implantação da extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra.
Continua depois da publicidade
Neste documento não foram incluídas as áreas da estação Chácara do Jockey, que será uma anterior a de Taboão da Serra.
De acordo com decreto, as propriedades juntas somam uma área de 28.600 m², localizadas em Taboão da Serra, incluindo o antigo terreno da concessionária Sorana Sul, onde ficará a estação, na região central, ao lado da sede da Prefeitura e a área da loja CEM.
Estimativas do governo estadual mostram que a nova estação será a principal via de mobilidade para mais de 1,1 milhão de moradores que residem na região. A estação em Taboão da Serra é uma ampliação da Linha 4-Amarela do Metrô.
Continua depois da publicidade
O ramal será ampliado em 3,3 km com duas novas estações: Chácara do Jockey, na zona oeste da Capital, e Taboão da Serra. Aproximadamente três mil empregos, diretos e indiretos, serão gerados durante as obras.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade