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Cotidiano
Segundo o Governo de SP, houve 'atraso injustificado' na construção da linha 17-Ouro; consórcio será multado em R$ 118 milhões
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Construção da linha 17-Ouro, na zona sul de São Paulo | Reprodução
O Metrô de São Paulo vai publicar nesta terça-feira (23) a rescisão do contrato com o Consórcio Monotrilho Ouro pela paralisação das obras da Linha 17-Ouro. A companhia também vai multar o consórcio em cerca de R$ 118 milhões, além de suspender sua participação para novos contratos públicos pelo prazo de dois anos.
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Segundo o Governo de São Paulo, houve “atraso injustificado” na construção da linha.
“Diante do atraso injustificado no cronograma de execução das obras, o Governo do Estado e o Metrô vinham exigindo um plano de recuperação dos prazos. As exigências se intensificaram a partir de janeiro e, diante da morosidade da contratada em demonstrar sua capacidade de retomar o ritmo das obras, o Metrô concluiu o processo de rescisão contratual”, informou o governo paulista, em nota.
Ainda segundo a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos), a decisão não vai afetar o ritmo de fabricação dos trens e de instalação de sistemas.
Com isso, o Metrô passa a trabalhar com três cenários permitidos pela legislação para a conclusão das obras: contratar uma das empresas remanescentes que foram classificadas na licitação já realizada, pactuar que as obras pendentes sejam executadas pela futura operadora da linha 17-Ouro ou realizar uma nova licitação.
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As obras civis atingiram 80% de execução, segundo o Metrô. A expectativa é que a Linha 17-Ouro entre em operação até o primeiro semestre de 2026.
As obras do monotrilho na zona sul da Capital foram iniciadas em 2012 e teve uma série de atrasos. As estações que são construídas atualmente são Jardim Aeroporto, Congonhas, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo (com integração com a Linha 5-Lilás), Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi (CPTM).
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