Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Vencerá a licitação a parte que apresentar a proposta com melhor combinação entre técnica e preço; na foto, a estação Vila Sônica, da Linha Amarela | DIVULGAÇÃO | METRÔ
O Metrô de São Paulo lançou na última sexta-feira (2) um edital para chamamento de empresas interessadas na realização de um "anteprojeto e estudo de impacto ambiental" que viabilize a construção da Linha 22-Marrom, novo percurso que irá ligar o centro da cidade ao município de Cotia, na Região Metropolitana.
Continua depois da publicidade
De acordo com a publicação, as empresas e pessoas interessadas em participar da licitação devem enviar suas propostas até o dia 17 de novembro deste ano e o critério de escolha da parte vencedora será a "melhor combinação de técnica e preço".
No edital, é possível ver que os estudos solicitados neste processo de concorrência se referem aos trechos:
É possível que essa nova linha do transporte sobre trilhos seja integrada à Linha Amarela, que atualmente opera até o bairro Vila Sônia.
Continua depois da publicidade
À Gazeta o Metrô de São Paulo informou por telefone, e mais tarde por mensagem de texto, que a nova linha está em fase de inicial de projeto e que o posicionamento oficial da Companhia é aquele que foi dado por seu presidente em uma publicação no Instagram.
Na rede social, o dirigente do Metrô, Silvani Pereira, informou que a nova linha até Cotia contará com integrações com outras linhas do sistema subterrâneo e também de trens.
"Lançamos hoje uma licitação para contratação do anteprojeto de engenharia e do EIA-RIMA da nova Linha 22-Marrom do Metrô, que ligará o município de Cotia, passando pelo bairro Granja Viana, em Osasco com 2 estações e chegando até São Paulo, tendo integrações com as linhas 4-Amarela em Faria Lima, 9-Esmeralda em Hebraica-Rebouças, 20-Rosa em Teodoro Sampaio e finalmente com a 2-Verde em Santuário Nossa Senhora de Fátima–Sumaré. "
Continua depois da publicidade
Ainda na publicação, Pereira deu detalhes sobre a extensão total prevista para a Linha Marrom.
"No anteprojeto de engenharia serão elaboradas as diretrizes do traçado da linha e locais das estações. Pelos estudos iniciais, a linha terá 29km, 19 estações e um pátio de trens para 52 trens. A demanda estimada é de 649 mil passageiros por dia", emendou.
Ao concluir, o presidente do Metrô de São Paulo afirmou que: "O EIA/RIMA, sigla para Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental, respectivamente é um dos principais instrumentos utilizados no planejamento ambiental, para avaliar e precisar a intensidade e dimensão do impacto no meio ambiente."
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade