Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Exposição de objetos fica na estação da Sé, uma das mais movimentadas da capital paulista
Continua depois da publicidade
Objetos expostos no museu de achados e perdidos do Metrô | Divulgação/Governo de SP
É comum que pessoas percam ou esqueçam objetos nos trens do Metrô de São Paulo, que transporta milhares de passageiros todos os dias. Alguns dos itens são para lá de inusitados, como mostra o acervo de um museu criado pelo Metrô para exibir tais objetos.
Continua depois da publicidade
A novidade foi inaugurada nesta quinta-feira (17/10) na estação Sé, uma das mais movimentadas da capital. O museu é uma forma de chamar a atenção para o novo posto de atendimento da Central de Achados e Perdidos que fica na estação.
Entre os objetos expostos estão, por exemplo, livros antigos, instrumentos musicais, discos de vinil e até uma prótese de perna. Os objetos incluem ainda uma algema, um chapéu mexicano e uma máquina de escrever.
Ao longo de 49 anos de operação, a central já recolheu mais de 3 milhões de objetos, conforme informações divulgadas pelo governo do estado.
Continua depois da publicidade
Só neste ano a central de achados e perdidos já recebeu 53.152 objetos, dos quais 15.206 foram devolvidos. Ou seja, 29% do total. Os itens mais esquecidos incluem cartões de banco, documentos de identificação e chaves.
Central de achados e perdidos fica na estação da Sé - Divulgação/Governo de SP
Como a Gazeta noticiou, o Museu da Língua Portuguesa será gratuito até dezembro. Outra notícia sobre museus indica que o Museu das Favelas mudará de endereço.
Continua depois da publicidade
Como retirar um item perdido
Em caso de perda ou esquecimento de algum objeto dentro do vagão, a recomendação é que o usuário consulte se o objeto foi encontrado ligando para Central de Informações do Metrô.
O contato pode ser feito por telefone, em 0800-770 7722, das 5 horas da manhã até meia noite, todos os dias. O Metrô também disponibiliza um site no qual os usuários podem fazer a consulta.
Continua depois da publicidade
Todos os objetos são encaminhados para a central na estação da Sé e aguardam devolução por até 60 dias. Após o período, são encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.
Já os documentos perdidos voltam aos órgãos emissores.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade