Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Continua depois da publicidade
Secretaria da Saúde firma parcerias para ampliar pontos de imunização; de acordo com a pasta, a oferta de doses em pontos de transporte coletivo será realizada até 16 de agosto | /Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
A s Secretarias de Estado da Saúde e dos Transportes Metropolitanos se uniram para ampliar o alcance da campanha de vacinação contra sarampo, que está em andamento na Capital, Guarulhos, Osasco, São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul. A ação conta com apoio das Secretarias Municipais de Saúde e do Metrô, CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), ViaQuatro, ViaMobilidade e Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).
Continua depois da publicidade
Desde ontem, estações do Metrô, CPTM, EMTU, ViaQuatro e ViaMobilidade recebem postos volantes de vacinação. A oferta de doses em pontos de transporte coletivo será realizada até 16 de agosto, data prevista para encerramento da campanha. O cronograma será divulgado semanalmente.
A Artesp também está auxiliando na conscientização sobre a importância de vacinação, por meio de projeções em painéis eletrônicos de rodovias localizadas na região metropolitana de São Paulo, como Bandeirantes, Imigrantes, Anchieta, Rodoanel, entre outras.
A imunização é destinada a jovens entre 15 e 29 anos, considerados mais vulneráveis a infecções devido a menor procura pela segunda dose da vacina. Por isso, a imunização deve ser feita de forma indiscriminada nesse público, ou seja, sem obrigatoriedade de apresentação da carteira vacinal.
Continua depois da publicidade
No sábado (20), haverá um Dia D em todas as cidades com campanha em curso.
"A Secretaria da Saúde faz monitoramento ininterrupto no Estado quanto à circulação de todas as doenças. Com esta campanha, queremos vacinar o público-alvo e interromper a transmissão do sarampo nesses locais. Agradecemos a colaboração de todos os órgãos envolvidos e contamos com apoio da população para comparecer aos postos", afirma o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira.
"Os transportes metropolitanos recebem diariamente aproximadamente 10 milhões de passageiros na região metropolitana de São Paulo. Portanto, nossos terminais e estações têm um grande potencial para auxiliar na intensificação de campanhas de saúde como essa. Temos o compromisso de oferecer não apenas transporte de qualidade, mas também outros serviços importantes para a população", ressalta o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.
Continua depois da publicidade
Em 2019, até 15 de julho, foram confirmados 384 casos de sarampo em São Paulo. Mais de 70% desse total se concentra na Capital, com 272 casos.
Embora representem aproximadamente 20% da população paulista, os jovens respondem por metade dos casos registrados no Estado.
A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba, e está inclusa na rotina dos postos para crianças. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) prevê administração da tríplice viral aos 12 meses, e um reforço aos 15 meses com a tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e
Continua depois da publicidade
varicela).
O cronograma completa com os pontos de vacinação e os horários de atendimentos pode ser acessado pelo site do governo do Estado de São Paulo (www.saopaulo.sp.gov.br). (GSP)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade