A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 20 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Metrô assina contrato para melhoria de cobertura celular e oferta de Wi-Fi nas estações e trens

Concessão vai promover melhora da transmissão celular de voz e dados, além de internet Wi-Fi gratuita, inclusive nos trens. Empresa tem 36 meses para implementação do serviço

13/12/2023 às 17:12  atualizado em 13/12/2023 às 17:25

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
O contrato é de 30 anos e a concessionária tem até 36 meses para a implementação dos serviços de cobertura de telefonia e Wi-Fi

O contrato é de 30 anos e a concessionária tem até 36 meses para a implementação dos serviços de cobertura de telefonia e Wi-Fi | Fernando Frazão/Agência Brasil

O Metrô de São Paulo assinou nesta quarta-feira (13) contrato com o Consórcio Winity Arion para a concessão da infraestrutura de telecomunicações da Companhia, que vai melhorar a cobertura de sinal de telefonia celular, com as bandas 4g e 5g, nos trens e estações, além de oferecer internet Wi-Fi gratuita aos passageiros.

Continua depois da publicidade

O contrato é de 30 anos e a concessionária tem até 36 meses para a implementação dos serviços de cobertura de telefonia e Wi-Fi. A concessão é para explorar a chamada Infovia-Metronet que passa pelos túneis e vias das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, que juntas atendem a cerca de 2,7 milhões de pessoas todos os dias.

Estrutura Infovia-Metronet

A Infovia-Metronet é uma estrutura de comunicação do Metrô com cabos de fibras ópticas de alta capacidade de transmissão, ligando as estações do sistema.

Continua depois da publicidade

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Por meio desta estrutura de comunicação de alta capilaridade, que contam com a vantagem de estar em túneis protegidos das condições climáticas e interferências externas, a empresa concessionária vai implementar o sinal de telefonia celular e sistema de Wi-Fi que deverá funcionar inclusive dentro dos trens.

A estrutura contemplada abrange 54 estações ao longo de 57 quilômetros de via, nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, que passam por todo o centro expandido de São Paulo, ligando suas principais regiões financeiras e logísticas.

Continua depois da publicidade

Além de melhorar a experiência de viagem do passageiro, a concessão vai trazer novas receitas ao Metrô, também desonerando parte dos custos de manutenção da rede de fibra óticas.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados