Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Estação de mterô no bairro Alto da Boa Vista | Gabriel Sobreira / WikimediaCommons
Localizado na zona sul da cidade de São Paulo, mais precisamente no distrito de Santo Amaro, o bairro Alto da Boa Vista tem como origem a fazenda de um espanhol, Joachin Jose Esteve, que morava no bairro dos Jardins e usava o local para descansar aos finais de semana. Segundo historiadores, isso ocorreu entre os anos de 1930 e 1940.
Continua depois da publicidade
Apesar dos primeiros registros terem sido feitos nas primeiras décadas do século passado, a região do Alto da Boa Vista já era habitada antes disso. Nomeada de Freguesia de Santo Amaro, por volta de 1829, a região recebeu 94 famílias, a maior parte de imigrantes alemães. Alguns anos depois, também era comum encontrar imigrantes vindos de outras localidades, como Estados Unidos, Hungria e Inglaterra.
Depois de servir como local de descanso nos anos 1930, a fazenda passou a ser a residência principal da família Esteve, que exportava algodão e café. Anos depois, os herdeiros dos espanhol lotearam o local, que, em meados do século 20, passou a se desenvolver rapidamente e ganhar ares de bairro de alto padrão.
O nome
Não se sabe ao certo como a região passou de Freguesia de Santo Amaro para Alto da Boa Vista. Porém, antigos moradores costumavam contar que o nome vinha de uma antiga parada de bondes, que por sua vez ganhou este nome por conta da grande altitude local. O bairro é um dos mais altos da cidade de São Paulo.
Continua depois da publicidade
A linha de bondes ligava a Praça João Mendes a Santo Amaro e funcionou de meados dos anos 1950 até 1968, quando foi a última linha de bonde a ser extinta na Capital.
Atualmente, o bairro Alto da Boa Vista é predominantemente residencial, sendo que entre suas principais atrações está o Parque Alto da Boa Vista, que possui 31 mil m² e foi inaugurado em maio de 2021.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade