A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 16 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Memória: saiba um pouco mais da história da Capela do Socorro

Primeiros registros da região datam do século 16

Gladys Magalhães

08/12/2022 às 14:48

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Região da Capela do Socorro tem extensão de 134 km²

Região da Capela do Socorro tem extensão de 134 km² | Prefeitura Regional da Capela do Socorro

A região da Capela do Socorro nasceu cercada por rios. Segundo informações da Prefeitura de São Paulo, com uma extensão de 134 km², a área estende-se por uma área abaixo dos canais dos rios Jurubatuba e Guarapiranga e aainda é separada dos municípios de Diadema e São Bernardo do Campo por meio da Represa Billings.

Continua depois da publicidade

Formada por alguns distritos da zona sul de São Paulo, como Cidade Dutra, Socorro e Grajaú, os primeiros registros da região datam do século 16, quando era habitada por indígenas guaianases. Mais tarde, ela passou a ser habitada por indígenas tupis e, a partir do século 18, passou a ser conhecida como Socorro.

Largo do Socorro em 1936 - Foto: Reprodução
Largo do Socorro em 1936 - Foto: Reprodução
Represa de Guarapiranga em 1936 - Foto: Reprodução
Represa de Guarapiranga em 1936 - Foto: Reprodução
Represa Guarapiranga na época de sua construção, em meados dos anos 1920  - Foto: Reprodução
Represa Guarapiranga na época de sua construção, em meados dos anos 1920 - Foto: Reprodução
Shopping Fiesta  - Foto: Reprodução Facebook
Shopping Fiesta - Foto: Reprodução Facebook

Novos habitantes começaram a chegar na região entre 1827 e 1828, quando os primeiros grupos de colonos alemães se estabeleceram na região. Porém, foi só no final do século 19 e início do século 20, com a construção da Represa Velha de Santo Amaro, posteriormente, Represa do Guarapiranga, que a região passou a receber mais habitantes.

Por conta da represa, alguns empresários tentaram estabelecer na região empreendimentos imobiliários de alto padrão. Porém, a empreitada não obteve êxito e os imóveis ao longo da represa passaram a ser habitados por estabelecimentos comerciais.

Continua depois da publicidade

Já na década de 1940, com a expansão industrial da região sul da cidade, as chácaras e sítios, que eram maioria na região, passaram a dar lugar para casas simples, erguidas pelos próprios donos, que se mudavam para o local para ficar mais perto do novo pólo de empregos da Capital.

A partir de então, a região só cresceu. Estima-se, por exemplo, que em 1960 havia por ali cerca de 30 mil habitantes, número que alcançou 261 mil, apenas 20 anos depois. Segundo a Prefeitura, 90% da área da região fica em área de proteção de mananciais. Porém, o crescimento desenfreado fez com que algumas áreas protegidas fosse ocupada de forma irregular, o que resultou em cerca de 220 favelas nos arredores, conforme dados de 2021.

Entre os espaços de lazer da região, um dos destaques é o Shopping Fiesta, fundado em 1994, e que conta com grandes lojas populares.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados