A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Memória: de Guarulhos a São Paulo, a história da Penha

Bairro da Penha, na zona leste paulistana, já foi sede do governo paulista e pertenceu ao município de Guarulhos

Gladys Magalhães

18/08/2022 às 15:42  atualizado em 18/08/2022 às 16:01

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Primeiros registros da região da Penha datam de meados dos anos de 1660

Primeiros registros da região da Penha datam de meados dos anos de 1660 | Lucas.JPG/ WikimediaCommons

O bairro da Penha, na zona leste paulistana, é um dos mais antigos de São Paulo. Segundo historiadores, os primeiros registros da região datam de meados dos anos de 1660.

Continua depois da publicidade

A exemplo de outros bairros da capital paulista, a Penha tem seu desenvolvimento ligado ao surgimento de uma igreja. Acredita-se que a região se desenvolveu após a construção da igreja de Nossa Senhora da Penha, finalizada em 1667.

A igreja teria sido erguia pelos irmãos e padres Mateus e Jacinto Nunes Siqueira, após Mateus obter as terras da região como uma sesmaria, oferecida pelo capitão-mor Agostinho de Figueiredo.

A construção da igreja de Nossa Senhora da Penha foi finalizada em 1667
A construção da igreja de Nossa Senhora da Penha foi finalizada em 1667 - Divulgação

Bairro de Guarulhos
Durante muito tempo, a Penha foi um bairro essencialmente agrícola, com muitas chácaras de frutas, flores e verduras. Além disso, a região também já abrigou olarias (oficinas de cerâmica), e até uma estação de areia, da qual por meio do Rio Tietê, saíam barcos com pedras e tijolos.

Continua depois da publicidade

Por muitos anos, o bairro também funcionou como parada obrigatória para o descanso de muitos viajantes, já que ficava no caminho entre o Rio de Janeiro e o Vale do Paraíba.

 Nos anos de 1880, quando a cidade de Guarulhos foi inaugurada, o bairro da Penha passou a pertencer ao novo município. Os moradores, contudo, não gostaram da decisão e lutaram por dois anos até reverterem a situação e voltarem a ser um bairro de São Paulo.

São Paulo foi cercada durante a Revolução de 1924
São Paulo foi cercada durante a Revolução de 1924 - Divulgação

Sede do Governo
Outro fato curioso envolvendo a região da Penha foi de que o bairro já foi a sede do governo paulista. Isso ocorreu durante a Revolução de 1924, quando o exército federal cercou São Paulo, obrigando o então presidente do estado, Carlos de Campos, a abandonar o Palácio dos Campos Elísios.

Continua depois da publicidade

Campos se refugiou no bairro da Penha e ficou instalado em um vagão de trem adaptado, na estação Guaiaúna, por cerca de dois meses.

Imaugurado em 1971, o Mercado Municipal  da Penha é um dos pontos turísticos da região
Imaugurado em 1971, o Mercado Municipal  da Penha é um dos pontos turísticos da região - Divulgação

Pontos turísticos
Com o passar dos anos, assim como São Paulo, o bairro da Penha se desenvolveu, perdendo a vocação agrícola e passando a abrigar fábricas e comércios. Além disso, em meados do século 20, a Penha recebeu muitas pessoas em busca de melhores condições de vida, dentre os quais nordestinos e imigrantes italianos, portugueses, libaneses, japoneses e judeus.

Atualmente, além de diversos templos religiosos antigos que atraem muitos visitantes para o bairro, a Penha tem como um de seus principais atrativos o Mercado Municipal da Penha, que foi inaugurado em 1971 e conta com cerca de 26 boxes de produtos variados.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados