Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Fundado oficialmente em 1906, o bairro do Cambuci tem seus primeiros registros bem antes disso
Continua depois da publicidade
Vista aérea do bairro do Cambuci, em São Paulo | Rubens Chaves / Folhapress
Localizado na região central da cidade de São Paulo, o bairro do Cambuci foi fundado oficialmente em 1906. Contudo, os primeiros registros da região são da época da Proclamação da República.
Continua depois da publicidade
No período, a região era formada basicamente por chácaras, sítios e fazendas e servia de caminho entre Santos e a então São Paulo de Piratininga. Um dos pontos principais do bairro era o Largo do Pote, que, posteriormente, foi batizado de Largo do Cambuci, por onde passava o córrego do Cambuci.
Segundo consta, “Cambuci” é o mesmo que “pote” em Tupi Guarani e viria daí o nome da região. Porém, há quem acredite em outra versão, a de que a região tinha muitas árvores Cambuci, que dava um fruto chamado “cambricique”, com o qual muitos moradores da região fabricavam aguardente, originando assim o nome do bairro.
Uma das primeiras construções da região foi a Capela Nossa Senhora de Lourdes, em 1870, e em torno desta capela gira outra história da região, que, mais tarde, daria origem à Rua dos Lava pés.
Continua depois da publicidade
De acordo com historiadores, muitos dos tropeiros que saiam de Santos para São Paulo faziam o trajeto descalço. Quando chegavam à região do Cambuci, aproveitavam para alimentar os animais, descansar e lavar os pés no córrego, podendo assim, adentrar à igreja sem sujar o templo.
A capela, que havia sido construída no mesmo estilo de uma gruta localizada em Lourdes, hoje é a Igreja Nossa Senhora da Glória.
Transformações
Após a oficialização do bairro como Cambuci, em 1906, a região começou a ser loteada e teve início o seu processo de industrialização, o que atraiu muitos trabalhadores, especialmente imigrantes italianos e sírio-libaneses.
Continua depois da publicidade
Entre seus habitantes mais famosos, inclusive, está o pintor ítalo-brasileiro Alfredo Volpi, que chegou ao Brasil com 2 anos de idade, em 1898, e viveu toda sua vida no Cambuci, vindo a falecer em 1988, aos 92 anos.
Os grafiteiros Otavio e Gustavo Pandolfo, conhecidos como Os Gêmeos também são da região. Nascidos em 1974, eles são da geração que viram as fábricas deixarem o bairro, que passou a ter no comércio sua principal atividade.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade