A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 31 Março 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Memória: conheça a história do maior parque de diversões de São Paulo

Localizado na zona leste da Capital, em Itaquera, o Parque Marisa também é o mais antigo da cidade

Gladys Magalhães

26/01/2023 às 14:15  atualizado em 26/01/2023 às 14:19

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Parque Marisa se fixou em Itaquera em 1987

Parque Marisa se fixou em Itaquera em 1987 | Divulgação/Parque Marisa

Tido como o maior parque outdoor da cidade de São Paulo, o Parque Marisa, localizado no bairro de Itaquera, zona leste da Capital, também é reconhecido como o mais antigo do município.

Continua depois da publicidade

Tudo começou em 1973, quando Miguel Cerretti, então com 20 anos, resolveu montar um parque de diversões itinerante, com apenas dois brinquedos. Com o passar do tempo, ele foi adquirindo outros itens e por 14 anos rodou São Paulo, ficando 30 dias em cada lugar.

A concorrência com outros parques, como o antigo Playcenter, contudo, fez com que Cerretti repensasse a maneira de gerir o seu negócio, o que o levou a se fixar em Itaquera, em 1987.

“Percebi que o deslocamento não era vantajoso por conta do transporte e da manutenção”, disse o empresário em entrevista ao G1 São Paulo, em 2017.

Continua depois da publicidade

O nome
Famoso na zona leste e uma lembrança nostálgica dos parques à moda antiga, o Marisa recebeu este nome em homenagem à filha de Cerretti, que nunca nasceu.

Em diversas oportunidades, o empresário contou que chegou ao cartório para registrar o parque, quando foi questionado sobre o nome fantasia do local. Na época, sua esposa estava grávida e eles imaginavam que seria uma menina, a qual chamariam de Marisa.

Porém, Marisa era Miguel e, depois, Cerretti teve outro filho homem.

Continua depois da publicidade

Resistência
Ter ficado em um só lugar, junto com os preços baixos, fez com que o Parque Marisa resistisse, em meio a tantos outros que fecharam as portas nas últimas décadas. Contudo, não sem percalços.

Em 2008, o Parque teve um brinquedo interditado por conta da morte de um menino de 10 anos. O garoto teria caído de uma altura de quatro metros, de um brinquedo que imitava um elevador em queda livre, e batido a cabeça.

Na época, as investigações mostraram que a manutenção e documentação do Parque estavam corretas e Miguel Cerretti foi inocentado. Ainda assim, o empresário pagou R$ 200 mil de indenização à família da criança.

Continua depois da publicidade

Hoje
Atualmente, o Parque Marisa funciona aos finais de semana e feriados, das 15h às 23h. A entrada é gratuita e o ingresso para andar em cada brinquedo custa R$ 7.

No total, são 19 atrações, sendo 10 infantis e nove adultas. Além disso, o local conta com barracas de argola, pescaria, tiro ao alvo e bilhar americano. Também há diversas lanchonetes espalhadas pelo parque.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados