A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Memória: conheça a história do bairro Aricanduva

Bairro surgiu ao redor de riacho de mesmo nome, mas teve o desenvolvimento acelerado após construção de avenidas e shopping

Gladys Magalhães

27/10/2022 às 15:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Aricanduva, em tupi-guarani, é "lugar onde há muitas palmeiras da espécie airi"

Aricanduva, em tupi-guarani, é "lugar onde há muitas palmeiras da espécie airi" | Wikimedia/Rafael Igor/CreativeCommons

Um dos bairros mais celebrados da zona leste de São Paulo é o Aricanduva, que teria surgido ao redor do riacho de mesmo nome, cujas primeiras menções foram registradas ainda no século 17.

Continua depois da publicidade

Na época, a região era frequentada por indígenas que, inclusive, batizaram o lugar. O significado, em tupi-guarani, é “lugar onde há muitas palmeiras da espécie airi”.

Shopping Aricanduva  - Foto: Divulgação/Shopping Aricanduva
Shopping Aricanduva - Foto: Divulgação/Shopping Aricanduva
Parque do Carmo  - Foto: Aglécio Dias/Folhapress
Parque do Carmo - Foto: Aglécio Dias/Folhapress
Rio Aricanduva, em 1986 - Foto: Arquivo Público Municipal
Rio Aricanduva, em 1986 - Foto: Arquivo Público Municipal
Radial Leste, em 1981 - Foto: Reprodução
Radial Leste, em 1981 - Foto: Reprodução

Segundo consta, apesar das menções há mais de dois séculos, o bairro só começou a se desenvolver em meados do século 20, quando o português Gabriel Cardoso comprou um sítio na região, onde cultivou plantas ornamentais e verduras. O negócio prosperou, o que fez com que parentes e conterrâneos de Cardoso viessem de Portugal para o Brasil e se fixassem na região, que mais tarde também recebeu imigrantes japoneses e italianos.

Entre o final da década de 1940 e o início da década de 1950, Cardoso faleceu e suas terras foram vendidas pelos seus filhos. O principal comprador foi Luis Americano que, posteriormente, transferiu a maior parte das terras ao então governador Adhemar de Barros, que loteou o espaço por meio de uma empresa de loteamento recém-criada chamada Aricanduva.

Continua depois da publicidade

Avenidas e progresso
A agricultura foi a principal atividade da região até meados de 1950, quando se deu a inauguração do trecho leste da Avenida Radial Leste, que facilitou a integração do bairro ao centro da cidade.

Mais tarde, a região começou a receber mais estrutura com a inauguração da Avenida Aricanduva, em 1976,  que se deu sobre o leito do córrego Aricanduva.  Contudo, o desenvolvimento se acelerou de forma acentuada a partir de 1991, com a abertura do Shopping Aricanduva, conhecido por ser o maior da América Latina.

O shopping trouxe emprego para a região e se tornou um dos principais pontos de lazer do bairro, junto com o Parque do Carmo, ali perto, tido como o maior parque da cidade de São Paulo e conhecido por ter a segunda maior área com cerejeiras fora do Japão.

Continua depois da publicidade

De dormitório à verticalização
No final do século 20, o bairro de Aricanduva era conhecido por ser um bairro dormitório, ou seja, que abrigava muitas pessoas que trabalhavam em outras regiões da cidade.

Atualmente, a região tem maior oferta de emprego, maior diversidade socioeconômica, com imóveis de baixo, médio e alto padrão, sendo que, nos últimos anos, tem passado por um intenso processo de verticalização.  

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados