Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Autódromo foi idealizado há mais de 80 anos a partir do projeto de um resort
Continua depois da publicidade
Vista aérea do autódromo de Interlagos | Rubens Chaves/ Folhapress
Apesar de ser popularmente conhecido como Autódromo de Interlagos, o nome verdadeiro do complexo é Autódromo José Carlos Pace, em homenagem ao piloto de Fórmula 1 José Carlos Pace, que faleceu no ano de 1977 e venceu uma corrida no local em 1975.
Continua depois da publicidade
O Autódromo foi inaugurado no dia 12 de maio de 1940, porém sua história começou bem antes, em 1920, quando o engenheiro britânico Louis Romero Sanson, dono da empresa de construção Auto-Estradas, resolveu construir um resort entre as represas Guarapiranga e Billings, que teria, entre outras coisas, uma praia artificial com areia vinda de Santos, um hotel e um autódromo para atrair os amantes de corrida.
Sanson não era nenhum aventureiro, entre os seus feitos na cidade estão o aeroporto de Congonhas e a Avenida Washington Luís. Contudo, o projeto do resort não foi adiante, por conta dos abalos econômicos provocados pela crise de 1929 nos Estados Unidos e a Revolução Constitucionalista de 1932.
Um acidente e a retomada do Autódromo
A ideia de um autódromo só foi retomada após 1936. Naquele ano, São Paulo recebeu sua primeira prova automobilística internacional, o GP Cidade de São Paulo. A corrida aconteceu em um circuito nas ruas da Capital, porém ficou marcada por um acidente, no qual a piloto francesa Hellé-Nice sofreu um acidente e provocou a morte de cinco pessoas e deixou mais de 30 feridos.
Continua depois da publicidade
Depois do acidente, o Autódromo demorou quatro anos para ser concluído. Antes, ainda em construção, em 1939, um grupo de pilotos liderado pelo Barão de Teffé deu uma volta no circuito, que recebeu 15 mil pessoas para a grande inauguração em 1940, quando ocorreu uma prova preliminar de motocicletas e depois a corrida de automóveis, que teve 25 voltas, totalizando 200 quilômetros.
Circuito
Inspirado nas pistas de Indianapolis, nos Estados Unidos, Brooklands, na Inglaterra e Monthony, na França, Interlagos nasceu com um circuito de 8 mil metros de extensão. Este circuito não se manteve por muito tempo, em 1967, o Autódromo foi fechado para reforma, reabrindo em 1970 com uma corrida de Fórmula Ford, que teve Emerson Fittipaldi como vencedor.
Continua depois da publicidade
Para se adequar às exigência da Fórmula 1, o circuito passou por nova reforma um ano após a reinauguração e, em 1972, finalmente, recebeu sua primeira prova da categoria, passando a fazer parte do calendário oficial da Fórmula 1, em 1973.
O Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 foi sediado no Autódromo de Interlagos até 1977. Em 1978, foi disputado no Rio de Janeiro, voltando para São Paulo em 1979 e 1980. Despois, por falta de dinheiro, o Grande Prêmio passou a ser disputado no Rio, voltando para São Paulo somente em 1990.
Nesta época, o circuito já era bem diferente do inicial, visto que foi encurtado para 4.325 quilômetros e recebeu uma curva em S, sugerida por Ayrton Senna, que ficou conhecida como “S do Senna”.
Continua depois da publicidade
Vitórias memoráveis
Ayrton Senna (1960-1994) protagonizou algumas das imagens mais memoráveis do Autódromo. O piloto venceu pela primeira vez em Interlagos, em 1991, quando obteve sua vitória mais marcante no circuito ao terminar a corrida com uma marcha apenas e quase desmaiar no pódio. Em 1993 ele voltou a vencer e uma multidão invadiu a pista para celebrar a vitória.
Em homenagem ao piloto, morto durante uma disputa na Itália, o Kartódromo, que fica junto ao Autódromo, e foi inaugurado em 1970, recebeu o nome do piloto em 1996.
Continua depois da publicidade
Shows
Hoje, além das corridas de diversas modalidades, o Autódromo de Interlagos também recebe outros eventos. Entre os mais aguardados está a versão brasileira do Festival Lollapalooza, que acontece no local desde 2014.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade