Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Localizado na zona leste de São Paulo, o desenvolvimento de Itaquera está ligado à inauguração da estação de trem local
Continua depois da publicidade
Bairro de Itaquera, na zona leste de São Paulo | Karime Xavier / Folhapress
Um dos mais conhecidos bairros da zona leste de São Paulo, Itaquera, cujo significado é “pedra dura”, em tupi, tem suas primeiras menções em uma Carta de Sesmaria datada de 1686. Contudo, segundo a Prefeitura de São Paulo, as primeiras notícias sobre o povoamento da região são de mais de um século depois, de 1820, quando um rancho conhecido como “Casa Pintada”, recebia viajantes que ali paravam para descansar e se reabastecerem de provisões.
Continua depois da publicidade
Ainda que a data de fundação do bairro seja incerta, o dia 6 de novembro de 1875 foi o escolhido para comemorar o ‘nascimento’ da comunidade. A data coincide com a inauguração da estação de trem local, que é considerada como marco inicial do desenvolvimento da região.
A chegada da ferrovia atraiu muitos moradores e propiciou o desenvolvimento de um centro comercial ao redor da estação. Dentre os habitantes do bairro, nas primeiras décadas do século 20, se destacavam os imigrantes japoneses, que viviam da plantação de pêssego. Anos mais tarde, e muitos loteamentos depois, foram os trabalhadores vindos do Nordeste que passaram a predominar na região.
Continua depois da publicidade
Fim de uma era
Após a quebra da bolsa de Nova Iorque e o fim da era de ouro do cultivo do café no Brasil, com o tempo, o desenvolvimento de Itaquera foi se estagnando. Por outro lado, a oferta de terrenos baratos foi levando a um crescimento populacional desordenado do bairro, que passou a abrigar cada vez mais pessoas, porém sem tanta infraestrutura.
Apenas no início da década de 1980, com a construção dos conjuntos habitacionais, que o bairro passou a atrair novamente os olhares do poder público. Em 1988, o bairro ganhou sua estação de metrô, o que facilitou a vida da população.
Outro marco importante da mobilidade da região foi inaugurado em 1995, pelo então prefeito Paulo Maluf. Trata-se da Avenida Jacu-Pêssego, que corta o bairro de uma ponta a outra.
Continua depois da publicidade
Anos 2000
Nos anos 2000, a região passou a atrair um novo público: a classe média, o que levou ao surgimento de alguns empreendimentos imobiliários voltados para essa população.
Na primeira década do século 21, mais precisamente em 2007, o bairro ganhou seu primeiro shopping, localizado ao lado da estação de metrô. Anos mais tarde, a região ganharia ainda uma de suas principais atrações, a Arena Corinthians, construída em um terreno no qual funcionava o centro de treinamento das categorias de base do clube de futebol paulistano.
Continua depois da publicidade
Hoje chamada de Neo Química Arena, o estádio de futebol foi inaugurado em maio de 2014 para receber os jogos da Copa do Mundo do Brasil, realizada naquele mesmo ano. A obra orçada em cerca de R$ 800 milhões teve custo maior do que um R$ 1,2 bilhão e até hoje gera polêmica.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade