A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Memória: Aclimação, o bairro que nasceu inspirado na França

Segundo historiadores, médico que estudou na França queria reproduzir o Jardin d'Acclimatation francês

Gladys Magalhães

19/05/2022 às 15:21  atualizado em 19/05/2022 às 15:27

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Vista aérea do bairro da Aclimação, em São Paulo

Vista aérea do bairro da Aclimação, em São Paulo | Daniela Souza/Folhapress

Muitos paulistanos não sabem, mas o bairro da Aclimação tem sua origem ligada ao Jardin d’Acclimatation francês, um parque localizado no Bois De Boulogne, o Bosque de Paris. Isso porque no final dos anos 1870, o médico Carlos José Botelho, natural da cidade de Piracicaba, retornou de Paris, onde estudou, com um sonho: reproduzir no Brasil o Jardin d’Acclimatation.

Continua depois da publicidade

O sonho de Botelho se tornou realidade em 1892, quando ele adquiriu o Sítio Tapanhoim, uma grande quantidade de terra com áreas verdes, e fundou ali o Jardim da Aclimação.

Segundo registros da Prefeitura de São Paulo, no local havia espaço para a aclimatação e exposição de gado leiteiro, uma “cremérie”, onde as pessoas podiam beber leite tirado na hora, um laboratório de pesquisas científicas, além de um salão de baile, pista de patinação e até mesmo um zoológico.

Antiga Portaria do Jardim da Aclimação
Antiga portaria do Jardim da Aclimação  (Reprodução)

O primeiro zoo de São Paulo
O zoológico da Aclimação foi o primeiro da cidade de São Paulo. Nele, era feito aclimatação de espécies exóticas.

Continua depois da publicidade

Além disso, o local atraía visitantes por possuir uma grande variedade espécies para a época, como camelos, urso-polar, hiena, entre outros.

Um fato curioso envolvendo o zoológico ocorreu em 1920, quando uma sucuri de 5 metros escapou de sua habitação e foi preciso cerca de dez homens para capturá-la.

Captura de uma sucuri de 5 metros, em 1920, no primeiro zoológico de São Paulo
Captura de uma sucuri de 5 metros, em 1920, no primeiro zoológico de São Paulo (Reprodução)

Loteamento e verticalização
Por volta dos anos 1930, quando as terras da região já estavam sob responsabilidade dos herdeiros de Botelho, teve início o loteamento das terras da família, que ficavam ao redor do Jardim da Aclimação.

Continua depois da publicidade

Com dificuldades financeiras, logo os filhos do médico também venderiam o Jardim, que foi comprado pelo então prefeito Prestes Maia, que o transformou em um parque municipal, que mais tarde, já na década de 1980, foi tomado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, o Condephaat.

No geral, o bairro da Aclimação se desenvolveu ao redor do Parque, sendo que sua verticalização começou na década de 1970, quando passou a atrair os empreendimentos imobiliários e moradores com maior poder aquisitivo.

Hoje, o bairro continua predominantemente residencial, com metro quadrado variando entre R$ 8 mil e R$ 15 mil, dependendo do tipo de imóvel, segundo pesquisa divulgada recentemente pelo Creci-SP.

Parque Aclimação  nos dias atuais
Parque da Aclimação nos dias atuais (Thiago Neme/Gazetade S. Paulo)

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados