A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Memória: a história do Jardim Botânico de São Paulo

Fundado em 1928, o Jardim Botânico não foi o primeiro da cidade

Gladys Magalhães

20/10/2022 às 16:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Atualmente, o Jardim Botânico possui cerca de 360 mil m², abrigando mais de 380 espécies diferentes de árvores e animais

Atualmente, o Jardim Botânico possui cerca de 360 mil m², abrigando mais de 380 espécies diferentes de árvores e animais | Divulgação / Fernando Hisi e Jardim Botânico

Desde 1928, o bairro da Água Funda na zona sul da Capital abriga o Jardim Botânico de São Paulo. Porém, segundo historiadores, este não foi o primeiro jardim botânico fundado na cidade.

Continua depois da publicidade

A primeira tentativa de se ter um jardim botânico em São Paulo ocorreu no ano de 1825, quando, por ordem de D. João VI, foi inaugurado o Jardim Botânico do Estado de São Paulo, no bairro da Luz, onde atualmente é o Parque da Luz.

Aula prática de botânica, em 1939. Hoehne é o mais alto - Foto: Acervo Instituto de Botânica
Aula prática de botânica, em 1939. Hoehne é o mais alto - Foto: Acervo Instituto de Botânica
Jardim Botânico de São Paulo em 1943 - Foto:  Acervo do Instituto de Botânica
Jardim Botânico de São Paulo em 1943 - Foto: Acervo do Instituto de Botânica
Orquidário Dr. Frederico Carlos Hoehne  - Foto: Divulgação
Orquidário Dr. Frederico Carlos Hoehne - Foto: Divulgação
Jardim de Lineu - Foto: Divulgação
Jardim de Lineu - Foto: Divulgação
Portão histórico do Jardim Botânico - Foto: Divulgação
Portão histórico do Jardim Botânico - Foto: Divulgação

De acordo com informações do Portal de Educação Ambiental do Estado de São Paulo, o objetivo do jardim era a aclimatação de plantas com potencial econômico e de especiarias. Contudo, em 27 anos de existência, o espaço não conseguiu formar nenhuma coleção.

O insucesso do Jardim Botânico da Luz abriu caminho para o então Horto Botânico da Cantareira. Idealizado por Alberto Löefgreen ele foi fundado em 1898, ganhou renome internacional, mas, por questões econômicas, acabou transformado em horto florestal.

Continua depois da publicidade

Após duas tentativas frustradas, o governo paulista convidou o naturalista mineiro Frederico Carlos Hoehne para implantar um novo jardim botânico na Capital. O local escolhido havia iniciado o processo de desapropriação no final do século 19 para proteger as florestas e a nascente do Riacho do Ipiranga. Assim, em 1928 nascia o atual Jardim Botânico de São Paulo.

Orquídeas e muito mais
O primeiro atrativo do espaço foi o Orquidário, concluído em 1929. Alguns anos depois, em 1939, Hohne criou o Curso de Botânica Prática, destinado aos funcionários do Jardim. Um ano antes, em 1938, o espaço foi oficializado como Jardim Botânico.

Em 1942, foi inaugurado o Museu Botânico “Dr. João Barbosa Rodrigues”, onde é possível encontrar amostras de plantas da flora brasileira, coleção de produtos extraídos de plantas, quadros e fotos de ecossistemas paulistas.

Continua depois da publicidade

Além do Museu e do Orquidário, o Jardim Botânico conta hoje com diversas atrações, dentre as quais se destaca o Jardim de Lineu, que conta com duas estufas com plantas nativas da Mata Atlântica e é inspirado no Jardim Botânico de Uppsala, na Suécia.

Atualmente, o Jardim Botânico possui cerca de 360 mil m², abrigando mais de 380 espécies diferentes de árvores e animais. O espaço funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, e os ingressos custam a partir de R$ 9,95.  

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados