A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Memória: a história de Moema, o bairro que nasceu de um abaixo-assinado

Moema só ganhou este nome em 1987, após uma mobilização popular

Gladys Magalhães

31/03/2022 às 11:15

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Moema, que no tupi-guarani significa mentira, era uma das paradas do bonde que servia a região

Moema, que no tupi-guarani significa mentira, era uma das paradas do bonde que servia a região | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

Embora seja um dos bairros mais caros e desejados da cidade de São Paulo, Moema só ganhou este nome após uma mobilização popular, datada de 1987. Até então, o local hoje denominado Moema fazia parte do bairro de Indianópolis, que por sua vez, ganhou este nome em homenagem a cidade de Indianápolis, no estado norte-americano de Indiana.

Continua depois da publicidade

Segundo consta, Moema, que no tupi-guarani significa mentira, era uma das paradas do bonde que servia a região, o que fez com que os arredores de tal parada ficasse conhecido por tal alcunha. Assim, em 1987 um abaixo-assinado foi levado ao então prefeito Jânio da Silva Quadros, que atendeu a solicitação e desmembrou a região conhecida como Moema do bairro de Indianópolis.

Anos depois, já no início da década de 1990, a então prefeita Luiza Erundina regulamentou a decisão, que havia sido tomada por meio de decreto.

Vista aérea de Moema em meados do século passado

Continua depois da publicidade

Quando tudo era chácara
Tanto a área que hoje é conhecida por Moema, como a que configura o bairro de Indianópolis, pertenciam no século 19 a Joaquim Pedro Celestino. Eram chácaras, que tinham como moradores imigrantes, sobretudo vindos da Inglaterra e da Alemanha.

Em 1913, o comerciante Fernando Arens Júnior comprou boa parte destas terras, cerca de 182 alqueires, que posteriormente entregou à Companhia Territorial Paulista, que iniciou em 1915 a demarcação da área. É nesta época que surge a avenida Araci, assim batizada em homenagem à filha de Arens Júnior, que gostava de nomes indígenas. Hoje, a avenida se chama Ibirapuera.

Década de 1960 - Igreja e Largo de Moema

Continua depois da publicidade

Nossa Senhora Aparecida
Um dos marcos do bairro de Moema é a Igreja de Nossa Senhora Aparecida, a primeira no estado de São Paulo dedicada à padroeira do Brasil.

Fundada em 1933, a igreja foi idealizada pelo então procurador geral do Fisco de São Paulo, Raul Loureiro, cuja esposa era devota de Nossa Senhora da Aparecida. Segundo publicado pelo Moema.com, para agradar a esposa e inconformado com o fato da região possuir apenas uma pequena capela dedicada à Santa Rita, Loureiro começou a se empenhar pela construção da igreja, que teve seu terreno doado por Fernando Arens Júnior e pelo Coronel Joaquim Ribeiro dos Santos.

Shopping Ibirapuera

Continua depois da publicidade

Desenvolvimento
A inauguração da igreja foi um primeiro passo para o desenvolvimento do bairro, que só ocorreu de forma acentuada após a década de 1960 e 1970, especialmente depois da inauguração do Shopping Ibirapuera, em 1976.

O fortalecimento do comércio começou a atrair moradores para a região, que, por sua vez, passaram a atrair uma infinidade de empreendimentos imobiliários de alto padrão.

Em 2018, Moema ganhou duas estações de metrô: Moema e Eucaliptos, que fazem parte da linha 5-Lilás.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados