A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Melhor cidade para envelhecer fica na Grande SP; confira ranking

De acordo com dados do Censo Demográfico 2022, o número de pessoas com 65 anos no País aumentou mais de 57% nos últimos 12 anos

Matheus Herbert

19/07/2024 às 16:00  atualizado em 24/07/2024 às 15:50

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Ao todo, são mais de 22 milhões de brasileiros com mais de 65 anos

Ao todo, são mais de 22 milhões de brasileiros com mais de 65 anos | Christian Bowen/Unsplash

A população idosa tem crescido no Brasil. De acordo com dados do Censo Demográfico 2022, o número de pessoas com 65 anos no País aumentou mais de 57% nos últimos 12 anos. Ao todo, são mais de 22 milhões de brasileiros nessa faixa etária.

Continua depois da publicidade

Criado pelo Instituto de Longevidade, a terceira edição do IDL (Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade) 2023 mostra o grau de preparação dos 5.570 municípios brasileiros para qualidade de vida deste público. 

Por meio de dados públicos, o instituto criou uma classificação para as cidades. Fontes como IBGE, DataSUS e INSS foram consultadas na pesquisa. 

São 23 indicadores avaliados, sendo eles saúde, socioambiental e economia.

Continua depois da publicidade

Para a classificação das cidades, elas foram agregadas em três categorias: grandes (com mais de 100 mil habitantes), médias (com população entre 34.850 e 100 mil habitantes) e pequenas (até 34.850 habitantes). 

Confira abaixo as cidades mais bem preparadas para acolher os idosos. 

O recorte abaixo levou em consideração cidades grades, com mais de 100 mil habitantes. 

  • 1º lugar - São Caetano do Sul (SP)

sao caetano de  sul divulgacaoMunicípio de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, região metropolitana de São Paulo. Foto: Divulgação 

São Caetano do Sul, fica localizada no ABC Paulista, na Grande São Paulo, e é muito procurada por conta da sua proximidade com a Capital. 

Continua depois da publicidade

O prefeito José Auricchio Júnior destaca que o envelhecimento saudável é tratado como uma política pública prioritária. A cidade oferece uma variedade de ações voltadas à prevenção de doenças e à promoção da saúde, especialmente para a terceira idade.

  • 2º lugar - Vitória (ES)

Prefeitura de VitóriaVitória foi eleita em 2021 como a segunda melhor capital do País. Foto: Divulgação 

Vitória é a capital do Espírito Santo, tem um dos melhores índices de desenvolvimento humano e foi eleita, em 2021, como a segunda melhor capital do País para se morar e está entre as 10 melhores cidades do país.

  • 3º lugar - Santos (SP)

SantosSantos é uma das principais cidades do litoral sul de São Paulo. Foto: Divulgação 

Santos é considerada uma das cinco melhores cidades para se morar no Brasil em qualidade de vida, segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Ela é a principal cidade do Litoral Paulista e fica cerca de 50 minutos de São Paulo. 

Continua depois da publicidade

A cidade oferece a tranquilidade de uma típica vida caiçara. Com o objetivo de estimular o envelhecimento ativo e a socialização, Santos oferece uma série de atividades além daquelas realizadas nas nove Vilas Criativas.

Os idosos têm à disposição cursos oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade de Santos como padaria artesanal e corte e costura, e dezenas de modalidades disponibilizadas pela Secretaria de Esportes como surfe, vôlei, hidroginástica, natação, alongamento, entre outros - oferecidas nos ginásios municipais.

  • 4º lugar - Florianópolis (SC)

FlorianópolisFlorianópolis sempre se destaca em ranking de desenvolvimento. Foto: Divulgação 

Conhecida pela alta qualidade de vida, praias paradisíacas, segurança pública e educação, Florianópolis é sempre destaque em ranking de desenvolvimento. 

Continua depois da publicidade

  • 5º lugar - Curitiba (PR)

CuritibaCuritiba é a maior cidade da região Sul do Brasil. Foto: Divulgação 

Curitiba é a maior cidade da região Sul do Brasil, com cerca de dois milhões de habitantes, e pontua alto no Índice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas. 

O estilo de vida em Curitiba é caracterizado por uma combinação de elementos que valorizam a qualidade de vida, o bem-estar e a sustentabilidade. 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados