Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Maior variação foi encontrada na caneta esferográfica 0,7mm da Compactor, vendida por R$ 3,90 em um fornecedor e R$ 1,07 em outro
Continua depois da publicidade
Vendedora da papelaria Femapel ajudando um cliente a comprar o material escolar, na capital paulista | Ettore Chiereguini/Futurapress
O Procon-SP constatou diferença de preços do material escolar de até 264%, conforme pesquisa realizada entre 8 a e 11 de janeiro em sete site de compras. O levantamento foi feito pelo núcleo de pesquisa da Capital e comparou o preço de 72 produtos, como canetas, lápis de cor e tesouras.
Continua depois da publicidade
A maior variação foi encontrada na caneta esferográfica 0,7mm da Compactor, vendida por R$ 3,90 em um fornecedor e R$ 1,07 em outro. O preço considerado foi o anunciado à vista no cartão de crédito, sem eventuais despesas de frete.
O órgão também comparou com a pesquisa divulgada no ano passado, e constatou que, em média, houve um acréscimo de 7,18% nos preços de produtos iguais. O IPC-SP (Índice de Preços ao Consumidor de São Paulo) da Fipe registrou variação de 3,71% no período.
Segundo o Procon-SP, os pais e responsáveis devem analisar cuidadosamente todos os produtos da lista de material fornecida pelas escolas antes de comprar. O órgão também recomendou verificar quais itens do ano anterior seguem em boas condições, para evitar compras desnecessárias.
Continua depois da publicidade
Entre outras recomendações estão a de formar grupos de pais para fazer compras em grande quantidade em troca de descontos e promover a troca de livros didáticos.
“O consumidor também deve sempre verificar se o estabelecimento pratica preço diferenciado em função do instrumento de pagamento (dinheiro, cheque, cartão de débito, cartão de crédito), o que é vedado pelo Código de Defesa do Consumidor”, informou o Procon-SP, em nota.
A entidade também informou que as escolas não podem por lei solicitar a compra de qualquer material de uso coletivo, como os utilizados em atividades de escritório, de higiene ou limpeza, por exemplo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade