A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Massa polar deve afastar frio e calor volta a São Paulo; confira

Ar frio deve perder a força e o predomínio de sol vai favorecer a elevação da temperatura nos próximos dias

Monise Souza

28/08/2024 às 12:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Com distanciamento da massa polar, temperaturas devem retornar a níveis mais comuns ao inverno brasileiro

Com distanciamento da massa polar, temperaturas devem retornar a níveis mais comuns ao inverno brasileiro | Marivaldo Oliveira/Folhapress

A manhã desta quarta-feira (28/8) começou com o céu nublado e sensação de frio em São Paulo. Devido aos ventos que vêm do leste, a sensação térmica foi mais baixa do que a marcada nos termômetros, principalmente para os paulistanos que saíram cedinho de casa. 

Continua depois da publicidade

Após esta terça-feira registrar a menor temperatura do ano, com registros de temperaturas negativas em algumas regiões, muitos paulistanos clamam pelo retorno do calor na capital paulista.

Segundo as estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, o ar frio deve perder a força e o predomínio de sol favorecerá a elevação da temperatura nos próximos dias.

Fim da frente fria

A semana começou com frio intenso em várias regiões do Brasil, resultado da passagem de uma forte massa de ar polar, associada a um ciclone extratropical no mar que avançou sobre o País nos últimos dias.

Continua depois da publicidade

De acordo como o Climatempo, essa massa de ar frio é a quarta do inverno e a segunda mais abrangente do mês de agosto, que trouxe temperaturas baixíssimas para várias regiões, especialmente no Centro-Oeste até no Norte do País. 

Quando volta o calor?

Com o distanciamento da massa polar, as temperaturas devem retornar a níveis mais comuns para esta época do ano, especialmente na faixa Centro-Sul do país, segundo o Climatempo.

A semana deve terminar com tempo seco e com aumento gradativo das temperaturas, trazendo um padrão mais comum ao inverno brasileiro.

Continua depois da publicidade

Com o início do afastamento, o Estado volta a ter riscos de incêndios em matas e áreas rurais no interior paulista, a partir desta quinta-feira (29). Já na sexta (30), cidades do norte do Estado têm expectativa de máxima de 32°C.

Com o sol, temperaturas começam a subir na capital, mas a mínima ainda será fria.

Como vai ficar o tempo?

O tempo para este finzinho de semana na Capital deve manter a umidade do ar próxima a abaixo dos 30%, segundo o CGE. O dia terminará com aumento de nuvens e queda da temperatura, mas sem previsão de chuva.

Continua depois da publicidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) colocou nesta terça-feira (27) todo o noroeste paulista em estado de “perigo” por baixa umidade, e o restante do interior como “perigo potencial”.

Tendência dos próximos dias

A quinta-feira começa com formação de névoa úmida e céu nublado. Mas, ainda pela manhã, o sol aparece e deve espantar a sensação de frio na capital paulista. 

Já na sexta-feira (30), terá uma formação de nevoeiro ao amanhecer. O sol deve predominar durante todo o dia e a temperatura deve aumentar rapidamente. 

Continua depois da publicidade

A recomendação do CGE é se manter bem hidratado, usar protetor solar, manter ambientes internos úmidos, toalhas molhadas e recipientes com água.

Confira as mínimas e máximas para os próximos dias:

Quinta-feira:

  • Mínima: 11°C
  • Máxima: 25°C

Sexta-feira:

  • Mínima: 13°C
  • Máxima: 28°C

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados