Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Esgoto inundou o poço de ventilação da obra e fez ceder parte do asfalto da pista local da marginal, entre as pontes do Piqueri e da Freguesia do Ó
Continua depois da publicidade
Cratera na Marginal do Tietê após desabamento em obra do Metrô na manhã desta terça-feira | /Eduardo Knapp/Folhapress
O consórcio responsável pelas obras dL linha-6 laranja do metrô começou a concretar o buraco aberto na Marginal do Tietê, na manhã de terça (1º), após o rompimento de uma tubulação de esgoto. A concretagem foi iniciada ainda à noite e avançou durante a madrugada desta quarta-feira (2).
Continua depois da publicidade
O rompimento da tubulação de esgoto aconteceu quando o tatuzão, equipamento responsável pela escavação dos túneis do metrô, passava cerca de três metros abaixo. O esgoto inundou o poço de ventilação da obra e fez ceder parte do asfalto da pista local da marginal, entre as pontes do Piqueri e da Freguesia do Ó. A causa do rompimento está sendo investigada.
Em entrevista à TV Globo, Fábio Novaes, presidente da Concreserv, empresa que está executando a concretagem, explicou que o material deve estabilizar o solo do interior da cratera, evitando erosão. Após a estabilização do solo e do poço de ventilação, o esgoto deve ser drenado, possibilitando o trabalho de reparo da tubulação. Só então será iniciado o reparo da cratera.
Continua depois da publicidade
Segundo Novaes, serão necessários entre 1.000 e 1.200 caminhões de concreto para o preenchimento do buraco na marginal. Já o poço de ventilação do metrô também está recebendo rochas para estabilizar o terreno.
A cratera aberta nesta terça aumentou de tamanho durante o dia. Após a abertura da pista central da marginal para veículos, o asfalto cedeu mais, atingindo três faixas da pista local, em direção à rodovia Ayrton Senna.
O secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, afirmou nesta quarta, também em entrevista à TV Globo, que prevê a liberação da pista central da marginal Tietê em dez dias. A pista expressa segue liberada e a local, completamente interditada.
Continua depois da publicidade
A pista local da marginal está com o trânsito desviado para o corredor das avenidas Ermano Marchetti e Marquês de São Vicente, na altura da Ponte do Piqueri, e retornam para a marginal pela praça Pedro Corazza, na altura da ponte da Freguesia do Ó.
Já os veículos que trafegam pela pista central estão sendo desviados para a expressa na altura do canteiro de obras, somente, retornando para a pista central a seguir.
Os veículos que chegam à capital vindos das rodovias Presidente Dutra, Fernão Dias, Bandeirantes, Anhanguera e Castello Branco estão sendo direcionados para o Rodoanel e o mini-anel viário, formado pelas avenidas Salim Farah Maluf, Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, Juntas Provisórias, Presidente Tancredo Neves e dos Bandeirantes.
Continua depois da publicidade
Em razão da interdição, a CET suspendeu o rodízio de veículos e de caminhões, bem como Zonas Máximas de Restrição de Caminhões e Fretados, até a próxima sexta-feira (4).
A Zona Azul e a proibição de circulação de veículos pelos corredores e faixas exclusivas de ônibus estão mantidas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade