Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Cafezal do Instituto Biológico em São Paulo é do tamanho de um campo de futebol. Colheita será aberta ao público, no próximo sábado, das 9 às 17 horas
Continua depois da publicidade
O maior cafezal do mundo fica na cidade de São Paulo | Governo de São Paulo
Imagine alamedas verdes com folhas esmeralda e pequenos frutos variando do amarelo ao vermelho, ao som de pássaros e uma brisa suave. Agora, transporte-se para uma avenida movimentada, com trânsito caótico e buzinas. No coração da maior metrópole da América Latina, está o maior cafezal urbano do mundo. Localizado no Instituto Biológico, este oásis verde desafia o concreto de São Paulo há 70 anos.
Continua depois da publicidade
O cafezal fica a apenas 150 passos da Avenida 23 de Maio, perto da Avenida Ibirapuera, e tem o tamanho de um campo de futebol. É um símbolo da fusão entre o rural e o urbano, integrando natureza e cidade de maneira única.
Neste sábado, das 9h às 17h, os moradores de São Paulo podem participar da colheita de café e vivenciar essa experiência única.
Pessoas de todas as idades, de crianças a idosos, estão convidadas a ajudar na colheita e desfrutar da natureza em plena cidade. A entrada é pela Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252, na Vila Mariana.
Continua depois da publicidade
A expectativa é que seja colhida perto de uma tonelada do grão. Depois de beneficiado, o café do Instituto Biológico é doado ao Fundo Social de Solidariedade do Estado.
Plantado na década de 1950, o cafezal do Instituto Biológico, ao lado do edifício-sede, começou com cerca de 2.500 pés para pesquisa científica e preservação da memória da instituição. Atualmente, ocupa uma área de dez mil metros quadrados e possui 1.536 pés de Coffea arábica, nas variedades Mundo Novo e Catuaí.
Hoje, o cafezal tem um propósito didático, histórico e cultural. Ele é destinado a quem deseja conhecer uma plantação de café, sua história e outras particularidades, além dos princípios das boas práticas agrícolas.
Continua depois da publicidade
Desde 2006, entre maio e junho, ocorre o evento Sabor da Colheita, que marca simbolicamente o início da safra de café no Estado. Este evento é uma atração turística importante.
No século XVIII, o café era um bem precioso e inacessível a Portugal. Em 1727, Francisco de Melo Palheta trouxe mudas da Guiana Francesa para o Brasil. Essas mudas foram plantadas inicialmente no Pará e, em seguida, espalharam-se por outros estados.
Em 1806, o café chegou a São Paulo pelo Vale do Paraíba, originando os "barões do café" e seus suntuosos casarões. Em 1849, o Brasil já era o maior produtor mundial de café.
Continua depois da publicidade
No início do século XIX, os barões do café tinham grande influência política. Para atender à demanda por assistência técnica no controle de pragas, o Instituto Biológico foi criado em 1927. Na década de 1950, cerca de 2.500 pés de café foram plantados ao lado do edifício-sede do Instituto para pesquisa científica e preservação histórica.
O Cafezal do Instituto Biológico pode ser visitado inclusive em outras épocas do ano, mediante agendamento via [email protected]
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade