A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 25 Fevereiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Maior aquário da América Latina revela filhote raro e inédito

Aquário de São Paulo escolheu data de celebração à espécie de mamífero para apresentar a raridade ao público

Matheus Herbert

25/02/2025 às 17:05  atualizado em 25/02/2025 às 17:16

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Nur nasceu no dia 17 de novembro de 2024, ela é o único animal da espécie que nasceu na América Latina

Nur nasceu no dia 17 de novembro de 2024, ela é o único animal da espécie que nasceu na América Latina | Rivaldo Gomes/Folhapress

O público enfim poderá conhecer a mais nova moradora do Aquário de São Paulo, considerado o maior da América Latina. O animal, que geralmente é encontrado no Ártico, nasceu em terras tropicais - uma ursa polar – que recebeu o nome de Nur (luz em árabe). 

Continua depois da publicidade

A administração do Aquário de São Paulo escolheu o dia 27 de fevereiro, data em que se celebra o Dia Internacional do Urso Polar, para apresentar ao público essa raridade. A apresentação será às 10h. 

Nur nasceu no dia 17 de novembro do ano passado. Ela é o único animal da espécie que nasceu na América Latina.

A bebê é filha da ursa polar Aurora e Peregrino - dois ursos polares nascidos na Rússia que vivem há 10 anos em São Paulo.

Continua depois da publicidade

O nascimento da bebê foi gravado por câmeras que ficam na área dos animais no aquário. Nas imagens divulgadas pela instituição é possível ver o animal nascendo sem pelos.

Nascimento de filhote no Aquário de SP reacende debates sobre a presença de ursos polares no BrasilNur é monitorada 24 horas por dia por equipes do Aquário de São Paulo; animal encantou nas primeiras imagens divulgadas. Foto: Divulgação 

Gestão surpreendeu 

Segundo o Aquário, a suspeita da gravidez de Aurora surgiu da observação atenta da equipe às mudanças no comportamento da ursa. Ela começou a passar mais tempo na toca, ficou mais cansada e reduziu a interação com Peregrino.

“A separação entre a fêmea e o macho, no contexto da reprodução de ursos polares, é um comportamento crucial e natural. Na natureza, os ursos polares são animais solitários, com exceção do período de acasalamento. Após a cópula, o macho não desempenha nenhum papel nos cuidados com a prole. A fêmea, por sua vez, afasta-se dos machos, buscando um local seguro para construir sua toca e dar à luz”, afirmou o Aquário na época. 

Continua depois da publicidade

O macho por perto seria um fator de estresse.

Após o nascimento, o monitoramento a distância permitiria uma intervenção rápida, descartada, pois mãe e bebê se adaptaram rapidamente, para alívio e felicidade da equipe. A confirmação de que o filhote era uma fêmea veio somente quando ficou deitada de frente para uma das câmeras. 

Atualmente, o custo de entrada para um adulto visitar o Aquário de São Paulo é de R$ 120. Há descontos para crianças, estudantes, idosos e outros grupos. O local recebe até mais de meio milhão de visitantes por ano. O local fica na rua Huet Bacelar, nº 407, na região do Ipiranga. 

Continua depois da publicidade

Quem visita o local, também pode prestigiar a maior serpente do mundo

Poucos animais pelo mundo 

A estimativa dos órgãos especializados é de que entre 250 e 300 ursos polares vivam em zoológicos em todo o mundo.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados