A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 12 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Lula responde a Mark Ruffalo após críticas à Cúpula da Amazônia

O presidente encerrou a série de mensagens enviando um abraço a Ruffalo e convidando-o a visitar em breve a Amazônia

Igor de Paiva

14/08/2023 às 15:34

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
O texto final da cúpula falhou ao não ter metas para zerar o desmatamento da floresta

O texto final da cúpula falhou ao não ter metas para zerar o desmatamento da floresta | Tomaz Silva/Agência Brasil

O presidente Lula (PT) respondeu neste domingo (13) a críticas feitas pelo ator americano Mark Ruffalo ao texto final da Cúpula da Amazônia. O intérprete do personagem Hulk, assim como outros ambientalistas, apontou que a declaração do encontro não tem metas concretas de proteção à floresta amazônica.

Continua depois da publicidade

O ator havia publicado um texto de opinião no jornal britânico The Guardian em 6 de agosto, no qual chamava a atenção para o encontro que reuniu os líderes de países que integram o bioma. Dias depois, na última quinta (10), Ruffalo escreveu no seu perfil na rede social X (antigo Twitter) mensagens direcionadas a Lula.
"Me parte o coração ver que a Declaração de Belém da #CúpuladaAmazônia não tem metas concretas para proteger a floresta", disse.

O ator elogiou Lula, chamando-o de "um dos meus heróis", e afirmou que foi graças à liderança do presidente que a cúpula "estabeleceu proteções fundamentais para os povos indígenas". Ruffalo, porém, avaliou que só "isso não impedirá o colapso da floresta".

"A emergência para proteger a Amazônia é uma emergência climática —e nós não temos tempo a perder", disse.

Continua depois da publicidade

Neste domingo (13), Lula respondeu às mensagens, também por sua página no X. "A Cúpula da Amazônia reuniu países da região de forma inédita para isso. Foi um passo a mais em uma trajetória para transformar a região com um modelo que combina desenvolvimento sustentável e preservação ambiental", publicou o petista.

Lula também defendeu que o texto da cúpula estabeleceu diversos mecanismos para a proteção da floresta amazônica. "É o ponto de partida para a construção de um consenso em torno da proteção da Amazônia. E os países da América do Sul estão conscientes dessa importância", completou.

O presidente encerrou a série de mensagens enviando um abraço a Ruffalo e convidando-o a visitar em breve a Amazônia.

Continua depois da publicidade

Para ONGs ambientalistas, o texto final da cúpula falhou ao não ter metas para zerar o desmatamento da floresta e para barrar a exploração de petróleo na região, entre outros pontos.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados