Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Passageiros citam filas nos terminais, ônibus lotados e demora de até duas horas de intervalo entre os coletivos
Continua depois da publicidade
EMTU gerencia na Baixada Santista mais de 60 linhas metropolitanas com uma frota composta por cerca de 470 ônibus | Divulgação/EMTU
Os passageiros do litoral de São Paulo que utilizam a linha 955 (Peruíbe - Praia Grande) da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) não estão satisfeitos com o serviço.
Continua depois da publicidade
Os usuários do transporte relatam grandes filas nos terminais, ônibus lotados e demora de até duas horas de intervalo entre os coletivos.
“Com a retirada de ônibus da frota as filas ficaram gigantes e quem usa a linha diariamente sofre demais. Utilizo o ônibus todos os dias para ir de Itanhaém para Praia Grande. O serviço não é de qualidade”, reforça o técnico de saneamento, Vagner Aguilar, de 62 anos.
Em vídeo enviado à reportagem da Gazeta, Vagner mostra uma grande fila de passageiros aguardando a saída de um ônibus da linha 955 no Terminal Tático, em Praia Grande. Confira abaixo:
Continua depois da publicidade
“O intervalo entre os ônibus chega muitas vezes a até 2 horas e justamente por conta desse intervalo grande as filas são gigantes e o ônibus fica lotado. A informação que recebemos de fiscais é que a frota foi reduzida”, diz Dagnara Aguilar, de 32 anos, autônoma no ramo de hospedagem.
A linha 955 faz o itinerário Peruíbe (Terminal Rodoviário) até Praia Grande (Terminal Rodoviário Tático Francisco Gomes da Silva). O ônibus cruza as cidades de Itanhaém e Mongaguá. O valor da tarifa é de R$ 11,75, conforme divulgado no site da EMTU. Confira aqui.
Procurada pela reportagem da Gazeta, a EMTU disse que não houve redução da frota e uma fiscalização será realizada para constatar possíveis irregularidades no serviço.
Continua depois da publicidade
"A linha 955 tem disponíveis 27 viagens nos dias úteis, 20 aos sábados e 16 viagens aos domingos e feriados, transportando a média de 4.800 passageiros nos dias de semana. Esta programação permanece inalterada, sem que tenha sido autorizada redução na frota disponível.
A fiscalização foi acionada e, se for constatada alguma irregularidade em relação a tabela horária autorizada, a empresa operadora está sujeita a penalidades contratuais.
Ressaltamos que as equipes da EMTU realizam acompanhamentos operacionais diários para verificar se a demanda está compatível com a oferta de viagem disponibilizada.
Continua depois da publicidade
Nos casos em que seja verificado excesso de passageiros e o atraso não tenha ocorrido em função de trânsito, é realizada implantação de nova programação horária para que os passageiros sejam atendidos de forma adequada.
Conforme anunciado em junho pelo Governo do Estado de São Paulo, as linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU na Baixada Santista vão receber 100 novos ônibus 0km com ar-condicionado até o final de 2024.
Os veículos serão adquiridos pela concessionária BR Mobilidade, que opera na região.
Continua depois da publicidade
No segundo semestre de 2023, foram entregues 30 novos ônibus 0 km para a Baixada Santista e, nos últimos cinco anos, 454 novos veículos 0 km foram incluídos na frota da região.
A EMTU gerencia na Baixada Santista mais de 60 linhas metropolitanas com uma frota composta por cerca de 470 ônibus e 22 VLTs, transportando cerca de 200 mil passageiros por dia nos 9 municípios da região: Santos, Cubatão, Guarujá, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe e Bertioga".
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade