Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas de universidade da região emite alerta e aponta para aumento do nível do mar
Continua depois da publicidade
Litoral paulista podem ter ondas de até 4 metros a partir da madrugada de terça (13) | Tânia Rêgo/Agência Brasil
O frio chegou não só baixando as temperaturas como também preocupando orgãos meterológicos que monitoram o Estado. A partir da madrugada do dia 13 de agosto, próxima terça, a previsão para o Litoral de São Paulo é de ondas intensas que podem chegar a 4 metros.
Continua depois da publicidade
As informações são do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Unisanta. Os dados colocam a região em estado de alerta, de acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos.
"O mar ficará muito agitado na região da Baía de Santos, com ondas dos quadrantes sul que podem ultrapassar 3,9m de altura significativa na terça-feira", explica o NPH de acordo com os números apresentados.
A preocupação não é só pelo tamanho das ondas, mas também o quanto o nível do mar pode subir no período. "Devido à condição de maré de quadratura, o nível do mar poderá alcançar 1,4m na Baía de Santos e 1,7m no interior do estuário, com altura máxima na manhã de terça-feira, representando um aumento de até 60 centímetros em relação à tábua de marés", explica em nota.
Continua depois da publicidade
Segundo o NPH, se as previsões oceanográficas se confirmarem, há possibilidade de alagamentos nos períodos de maré elevada e impactos nas estruturas urbanas costeiras de Santos devido a maré conjugada à intensidade e direção das ondas.
"Cabe ressaltar que essas informações são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo. Os pesquisadores do NPH-Unisanta recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas e das condições do mar nos próximos dias", explica o núcleo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade