Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Para ele, os ministros fazem diversas reuniões, mas tomam poucas decisões diante de cenários complexos
Continua depois da publicidade
Na última segunda-feira (6), Lira disse a empresários em São Paulo que Lula precisa de tempo para se estabilizar internamente | Sergio Lima/AFP
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta quarta-feira (3) que o principal problema do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é a articulação política. Para ele, os ministros fazem diversas reuniões, mas tomam poucas decisões diante de cenários complexos.
Continua depois da publicidade
"O governo Lula tem algumas facilidades de articulação, mas ao mesmo tempo esse é o maior problema do governo. Ele reúne, reúne, reúne e não decide. No Senado e na Câmara o governo tem suas dificuldades, e o nosso receio é que essa inação, numa conversa clara e tranquila com o presidente Lula, ele entende isso, teve ontem com os seus ministros essa conversa, é para que o governo reaja", disse em entrevista à Globo News.
Lira ainda disse que o governo Lula precisa entender que a relação do Executivo com os demais Poderes mudou de 2002 para 2023, com leis e estruturas que "modificaram o comando do país", e que o governo precisa se "moldar" ao novo momento da democracia brasileira.
Ele ainda fez críticas aos ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Rui Costa (Casa Civil).
Continua depois da publicidade
"Padilha infelizmente é o ministro da articulação política. A cobrança tem que começar por ele, mas se estende à Casa Civil, aos assessores mais próximos do presidente, aos ministros da Esplanada, líderes da Câmara e Senado. É um conjunto que precisa estar andando afinado, senão não toca a letra correta, vai tocar desafinado", completou.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade