Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
DO EMBU. 4 Linhas que tinham como ponto final o Terminal Butantã agora terão como destino o Terminal SP-Morumbi
Continua depois da publicidade
EMTU alega que a medida visa contribuir para a melhoria do tráfego na região do Terminal Butantã | /HENRIQUE BARRETO/FUTURA PRESS
Quatro linhas de ônibus metropolitanos que atendem passageiros das cidades de Embu das Artes, Taboão da Serra e região sofrerão mudanças no trajeto a partir do dia 2 de março.
Continua depois da publicidade
As linhas que antes tinham como ponto final o Terminal Butantã agora terão como destino final o Terminal São Paulo-Morumbi, em um trecho mais curto. São elas: 033 - Embu das Artes (Engenho Velho), 128 -Embu das Artes (Jd. do Colégio) via Jd. Santa Emília, 124 - Embu das Artes (Jd. Santo Eduardo) via Estrada do Campo Limpo e 511 - Embu das Artes (Jd. Santo Antônio).
Para chegar ao terminal Butantã, os passageiros agora terão que utilizar o Metrô ou outra linha de ônibus. Os ônibus metropolitanos não fazem integração. Dessa forma, o passageiro terá que pagar duas tarifas se optar em ir de ônibus até o Terminal Butantã. Somente quem tem o cartão BOM (Bilhete de Ônibus Metropolitano) vai pagar o valor de integração se optar em ir de metrô até o Butantã.
A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) alega que a medida visa contribuir para a melhoria das condições de tráfego na região do Terminal Butantã. Em duas linhas, por causa do trajeto menor, haverá a redução da tarifa. Na linha 124, a passagem passa para R$ 4,85 e na 128, para R$ 5,30. Todas as linhas são operadas pela Viação Miracatiba. As alterações foram propostas pela EMTU e já foram publicadas no Diário Oficial do Estado.
Continua depois da publicidade
Em dezembro de 2018, a EMTU já havia feito a mesma alteração em oito linhas metropolitanas que circulam pelo eixo da Rodovia Raposo Tavares até o Terminal Butantã e que passaram a ter ponto final no Terminal
São Paulo-Morumbi do Metrô. Na época, a EMTU justificou a mudança dizendo que "a medida visa contribuir para a melhoria das condições de tráfego na região do Terminal Butantã e permitir aos passageiros o acesso mais rápido à rede metroferroviária a partir da recém-inaugurada estação São Paulo-Morumbi da linha 4 - Amarela".
OUTRAS MUDANÇAS.
O presidente da ViaQuatro, Luís Valença, confirmou na semana passada, em um encontro com jornalistas, que, após a conclusão da estação Vila Sônia do Metrô, a ViaQuatro vai operar a ligação até Taboão da Serra com ônibus articulados. A inauguração está prevista entre 2020 e 2021. As informações são do "Diário do Transporte",
Continua depois da publicidade
Valença disse, ainda, que não está definido a extensão da Linha-4 do Metrô até Taboão da Serra. Caso ocorra, segundo ele, a operação será de responsabilidade da empresa.
"Se tiver a Fase 3 até Taboão, obrigatoriamente a concessionária tem de assumir a operação desse trecho novo até porque não haveria sentido ser de outra forma", afirmou. (Nely Rossany)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade