Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
VILA CLARA-PINHEIROS. Reclamações de atraso e superlotação são comuns; nesta semana a linha voltou a apresentar problemas
Continua depois da publicidade
A linha liga o bairro de Pinheiros até a divisa com Diadema e passa pelo Aeroporto de Congonhas | /THIAGO NEME/GAZETA DE S. PAULO
A linha Vila Clara-Pinheiros (576M-10) voltou a sofrer reclamações em relação a atrasos nesta semana. De acordo com uma mulher, que não se identificou, na segunda-feira (5) ela chegou ao ponto próximo ao Shopping Iguatemi, na avenida Brigadeiro Faria Lima, na zona oeste da Capital, às 12h, e só conseguiu embarcar no ônibus às 12h31.
Continua depois da publicidade
"Normalmente ele passa em até 15 minutos. É um absurdo esperar 30 minutos por um ônibus", disse. Um outro passageiro, na terça-feira, afirmou que estava esperando o coletivo por mais de 15 minutos.
Um outro problema relatado pelos passageiros é que o ponto não tem informações sobre os ônibus que passam no local.
A reportagem da Gazeta já mostrou em maio deste ano e em fevereiro de 2018 que quem depende da linha 576M-10 frequentemente se depara com atraso e superlotação. O ônibus liga o bairro de Pinheiros até a divisa com Diadema e passa pelo Aeroporto de Congonhas, um dos mais movimentados do País.
Continua depois da publicidade
Em nota, a SPTrans informou que a linha "tem intervalos médios de 15 minutos, entre 12h e 12h59, nos dias úteis. Em consulta ao Sistema Integrado de Monitoramento - SIM, a equipe técnica detectou que as partidas estão sendo realizadas de acordo com o programado. Vale esclarecer que ao constatar o descumprimento de partidas a empresa operadora é autuada".
A SPtrans ainda afirmou que, "contudo, a prestação de serviço na linha está sujeita a fatores externos, uma vez que a circulação na cidade é dinâmica, podendo afetar o intervalo regular na linha".
Por sua vez, a SPObras informa que os adesivos serão aplicados no ponto de parada ainda esta semana.
Continua depois da publicidade
MUDANÇAS.
No dia 20 de julho, a SPTrans alterou alguns pontos de paradas de ônibus que passam pela avenida Brigadeiro Faria Lima, entre a estação Faria Lima, da linha 4-Amarela do Metrô, e a avenida Rebouças. A mudança não afeta o Vila Clara-Pinheiros. A reportagem da Gazeta foi ao local na semana passada e registrou que as alterações causaram queixas dos passageiros, principalmente em relação à falta de informações.
Contatada, a SPTrans informou que a mudança foi divulgada por meio das redes sociais e do site da SPTrans e de banners instalados nos pontos 1 e 2, além de posicionar fiscais diariamente no local para reforçar a orientação aos passageiros.
Continua depois da publicidade
A SPTrans também afirmou que desmembrou a parada Faria Lima, em frente à Estação Faria Lima do Metrô, com a intenção de agilizar o embarque e o desembarque dos passageiros e melhorar a fluidez do tráfego de ônibus. Segundo a instituição, antes da mudança 11 linhas parava nesse ponto, o que causava fluxo intenso nos horários de pico.
(Bruno Hoffmann)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade