Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Obras na Linha 6-Laranja estão previstas para acabar até 2027 | Divulgação/Linha Uni
As obras da Linha 6-Laranja completam 10 anos neste domingo (13/4), após sofrer contratempos como paralisação total e troca de concessionária.
Continua depois da publicidade
O ramal, sob responsabilidade da concessionária Linha Uni, ligará a zona norte ao centro de São Paulo com a construção de 15 estações, 18 poços de ventilação e saída de emergência (VSE) e o Pátio Morro Grande.
Quatro das 15 estações da linha não ultrapassaram os 50% da obra: Estação Maristela (38,63%), Estação FAAP-Pacaembu (49,09%), Estação Higienópolis-Mackenzie (48,43%) e Estação 14-Bis Saracura (14,59%).
Confira o progresso de todas as estações da linha mais abaixo.
Continua depois da publicidade
A construção da Linha 6-Laranja começou em 13 de abril de 2015, à época, o então governador Geraldo Alckmin (PSB) esteve na cerimônia de escavação de um poço de ventilação, marcando o início das obras.
Desde então, o prazo de entrega da linha se estendeu por a contratempos logísticos e contratuais como o surgimento de crateras próximas às obras, descoberta de sítios arqueológicos e a “troca de concessionária”.
Inicialmente, o consórcio Move São Paulo possuía o contrato de concessão da Linha 6-Laranja, mas abandonou o projeto em 2016 após dificuldades financeiras decorrentes da Operação Lava Jato.
Continua depois da publicidade
Com isso, as obras da linha ficaram paradas por quatro anos até a concessão ser assumida pela Linha Uni, atual responsável pelo projeto.
Desde que a Linha Uni assumiu o projeto, as obras avançaram significativamente, apesar da mudança no prazo de entrega, de 2025 para 2026. O destaque vai para as estações Santa Marina, Água Branca e Perdizes por ultrapassarem os 70%.
Confira o progresso de cada estação da Linha 6-Laranja.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade