A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 13 Fevereiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Linha 6-Laranja pode perder estação após impasse com vestígios arqueológicos

Obras da estação 14-Bis já atingiram 10% de execução; governo dá prazo para continuidade das obras

Bruno Hoffmann

13/02/2025 às 16:55

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Obras da estação 14 Bis, em São Paulo

Obras da estação 14 Bis, em São Paulo | Divulgação/Linha Uni

O governo de São Paulo admitiu oficialmente que a construção da estação 14 Bis da Linha 6-Laranja do metrô pode ser reavaliada. A estação pode nem ser incluída no projeto.

Continua depois da publicidade

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) alega que o local, na Praça 14 Bis, abriga vestígios arqueológicos do Quilombo Saracura, o que levou à paralisação de grande parte das obras, conduzidas pela concessionária Linha Uni.

Agora, A Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI) aguarda uma definição sobre a continuidade das obras até 28 de fevereiro. As informações foram publicadas inicialmente pelo Diário do Transporte e confirmadas pela Gazeta.

Se não houver resposta, a estação pode ser transferida para outro local ou até cancelada, “para evitar impacto no cronograma”, disse a SPI. As obras da estação 14-Bis já atingiram 10% de execução.

Continua depois da publicidade

“A data limite de 28 de fevereiro de 2025 para a liberação da escavação da estação, sem novas interrupções, é essencial para que as etapas de escavação, desmontagem dos anéis dentro da estação e execução da laje de fundo sejam concluídas antes da instalação da via permanente (trilhos) e do sistema de energia”, informou a SPI, em nota.

“Caso esses serviços sejam executados dentro do túnel antes da desmontagem dos anéis, não será mais possível removê-los, inviabilizando a ligação da plataforma com o trem”, completou a Pasta.

O cronograma da primeira fase da Linha 6-Laranja, entre a Brasilândia e Perdizes, permanece inalterado, com entrega prevista para o fim de 2026.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados