Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Estação Giovanni Gronchi, na zona sul da Capital, uma das estações em que o teste está sendo feito | /ViaMOBILIDADE
A Linha 5-Lilás iniciou nesta segunda-feira um
projeto-piloto para o pagamento da passagem por meio de QR Code, um código de barras em 2D que pode ser em gerado por aplicativo de celular. Os testes serão feitos até o dia 18 nas estações Largo 13 e Giovanni Gronchi, na zona sul de São Paulo.
Continua depois da publicidade
A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação da Linha 5, informou que a compra do bilhete digital deverá ser feita com cartão de crédito pelo aplicativo VouD, disponível gratuitamente na Google Play e na App Store.
"Basta o passageiro encostar o código no leitor da mesma forma que já faz com o bilhete único", explicou a ViaMobilidade, em nota.
Os passageiros também podem realizar a compra com cartão de débito nas máquinas de autoatendimento das estações. Neste caso, depois de efetuar o pagamento, o bilhete com o QR Code será impresso e estará pronto para ser validado nas catracas habilitadas nas duas estações.
Continua depois da publicidade
Durante os 12 dias de teste, as vendas por QR Code estarão disponíveis da seguinte forma:
- Primeira semana (de 7 a 12 de outubro): das 10 horas às 16 horas;
- Segunda semana (de 13 a 16 de outubro): das 8 horas às 20 horas.
Continua depois da publicidade
Os bilhetes adquiridos com QR Code têm validade até o dia 18, período de validação da tecnologia, mas a recomendação da ViaMobilidade é que sejam utilizados preferencialmente em até 72 horas após a compra para evitar que a impressão do código em papel sofra desgaste e não dê leitura.
Os demais bilhetes em vigor, incluindo o clássico Edmonson (unitário), continuam valendo normalmente.
COMO COMPRAR.
Continua depois da publicidade
Em totens de autoatendimento, a compra pode ser feita por cartão de débito. Outra possibilidade é fazer a aquisição, por cartão de crédito, pelo aplicativo VouD, disponível para Android e iOS. Neste caso, o QR Code será gerado no celular do usuário e basta encostar o aparelho na catraca.
(EC)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade