Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Outra melhoria, especialmente para as pessoas com deficiência (PCD), será a implantação de uma rampa de fibra de vidro | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
A ViaMobilidade, responsável pela Linha 5 e 17, está promovendo melhorias na Linha 5-Lilás do metrô de São Paulo para oferecer mais conforto, segurança e modernidade aos clientes. As intervenções, realizadas em diversas estações, incluem avanços em conectividade, acessibilidade e infraestrutura.
Continua depois da publicidade
O destaque é o início do projeto que levará, gradativamente, cobertura 5G e 4G a todas as estações da Linha. A primeira estação a contar com o serviço é Campo Belo, onde passageiros já podem navegar na internet.
Há cobertura não apenas em toda a estação, mas também nos túneis por meio de um cabo irradiante, que permite a propagação contínua do sinal. Essa tecnologia elimina a oscilação do sinal durante o percurso no túnel.
O Governo de São Paulo, rumo à expansão da Linha 4-Amarela do metrô, teve concedida a Licença Ambiental Prévia nesta semana.
Continua depois da publicidade
Essa é a primeira etapa de um projeto que, em um prazo de 12 a 18 meses, levará cobertura 5G e 4G para todas as 17 estações da linha. Até o fim do ano a tecnologia estará disponível também nas estações Brooklin e Borba Gato.
Outra melhoria, especialmente para as pessoas com deficiência (PCD), será a implantação de uma rampa de fibra de vidro, projetada para oferecer mais acessibilidade e segurança.
O equipamento, 30% mais leve do que as rampas tradicionais, possui superfícies flexíveis e ajustáveis, além de um design que simplifica o manuseio. O novo aparelho já passou pela fase de testes e está em fase de produção, com previsão de ser implantado a partir de janeiro de 2025.
Continua depois da publicidade
Os pisos das áreas de bloqueio, passarela de acesso ao Terminal João Dias e à rua Vitalina Grassman foram substituídos. Além disso, foram instalados gradis para evitar quedas e proporcionar mais segurança aos passageiros.
Ainda no quesito segurança, foram instaladas estruturas de separação entre a estação e os terminais Capão Redondo e Campo Limpo, o que inclui novas guaritas nos dois terminais de ônibus. Para reforçar a proteção das edificações ao longo da linha, foram colocadas concertinas nas edificações.
Outra melhoria promovida na Linha 5-Lilás é a modernização das catracas das Estação Capão Redondo, a mais movimentada da linha, com uma circulação média de 95 mil clientes por dia.
Continua depois da publicidade
Com investimentos de cerca de R$ 1,2 milhão, serão substituídas 16 máquinas da linha de bloqueio da estação para proporcionar mais agilidade e segurança aos clientes que utilizam o sistema. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até 20 de dezembro.
A ViaMobilidade vem investindo em tecnologia para proporcionar eficiência na manutenção. Com um drone de mais de R$ 100 mil, a empresa realiza a limpeza da cúpula de vidro da Estação Brooklin.
A operação, que antes era feita por alpinistas e levava seis dias, desta vez durou dois dias. O processo tem que ser repetido a cada seis meses.
Continua depois da publicidade
O uso do drone foi um teste-piloto. Se ele for mais eficiente e viável, o recurso tecnológico deverá ser utilizado para a limpeza para as demais seis estações da Linha 5-Lilás que também têm estruturas de vidro.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade