A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Linha 2-Verde do Metrô deve ter mais oito estações até 2027

Obras ocorrem para a ampliação da linha entre a Vila Prudente e a Penha

Bruno Hoffmann

06/08/2024 às 15:35

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Linha 2-Verde do Metrô vai ganhar oito novas estações

Linha 2-Verde do Metrô vai ganhar oito novas estações | Reprodução/GSV

A Linha 2-Verde do Metrô tem previsão de inauguração de mais oito estações até 2027, na zona leste de São Paulo. As obras começaram em 2020 e estão em andamento.

Continua depois da publicidade

Segundo o Governo de São Paulo, as obras ocorrem para a ampliação da linha em oito quilômetros com mais oito estações entre a Vila Prudente e a Penha.

As novas estações são: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha.

A previsão de conclusão dos trabalhos será em duas etapas: 2026 até a Vila Formosa e 2027 até a Penha. O investimento total estimado é de R$ 13,3 bilhões.

Continua depois da publicidade

Tatuzão em ação

Em junho deste ano, o tatuzão chegou à futura estação Anália Franco, concluindo mais um ciclo de construção dos túneis de ampliação da Linha 2-Verde do Metrô.

Agora, a máquina seguirá para a futura estação Santa Clara. O destino desta etapa é o poço Falchi Gianini – que fica pouco antes da estação Vila Prudente (já em operação) –, passando também pela estação Orfanato.

Depois que concluído este trecho, o tatuzão será desmontado e remontado no canteiro de obras da estação Penha, para escavar no sentido do Complexo Rapadura e concluindo todo o túnel.

Continua depois da publicidade

Vila Madalena à Vila Prudente

Atualmente, a Linha 2-Verde começa na estação Vila Madalena, na zona oeste da Capital, cruza a cidade pela avenida Paulista e se encerra na Vila Prudente, do lado leste da cidade.

Há ainda dois estudos de expansão da linha. Um de conectar a estação Vila Madalena a Cerro Corá (com mais 1,3 quilômetros e uma estação, em fase de Projeto de Investigações Geotécnicas) e o outro de levar a estação Penha à Dutra, em Guarulhos (5,8 quilômetros e 5 estações em fase de Projeto Executivo).

O Metrô e as concessionárias que atuam no transporte sobre trilho na Capital e Grande São Paulo têm atualmente 26 projetos em andamento – entre estudos, análises e obras em si. As informações foram passadas à Gazeta por diferentes Pastas do governo paulista.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados