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Cotidiano

Linha 17-Ouro recebe novo trem; veja fotos e entenda o que falta

Primeira unidade do trem da linha do Metrô de São Paulo havia sido entregue há cerca de um ano pela empresa chinesa BYD Skyrail

Bruno Hoffmann

17/03/2025 às 11:26  atualizado em 17/03/2025 às 11:28

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Novo trem da Linha 17-Ouro do Metrô chegou na zona sul de São Paulo

Novo trem da Linha 17-Ouro do Metrô chegou na zona sul de São Paulo | Divulgação/Governo de São Paulo

O segundo trem que fará parte da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo chegou na manhã deste domingo (16/3), no Pátio Água Espraiada, na zona sul da capital paulista, após sair do Porto de Santos.

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A primeira unidade havia sido entregue há cerca de um ano, em abril do ano passado, pela empresa chinesa BYD Skyrail. Há 12 unidades encomendadas, que chegarão ao Brasil ao longo de 2025.

A intenção inicial do governo paulista era inaugurar o monotrilho em 2013 para ligar o Aeroporto de Congonhas, na zona sul, a outros pontos da cidade.

O cronograma do governo paulista, porém, não foi cumprido devido a uma série de atrasos e agora prevê inaugurar o ramal em 2026.

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Trem fabricado na China foi transportado do Porto de Santos para São Paulo/Divulgação/Governo de São Paulo
Trem fabricado na China foi transportado do Porto de Santos para São Paulo/Divulgação/Governo de São Paulo
No pátio, os vagões do novo trem foram retirados das carretas e colocados nas vigas/Divulgação/Governo de São Paulo
No pátio, os vagões do novo trem foram retirados das carretas e colocados nas vigas/Divulgação/Governo de São Paulo
Fabricado pela BYD Skyrail, o trem faz parte de uma frota de 14 composições projetadas para a nova linha de monotrilho/Governo de S. Paulo
Fabricado pela BYD Skyrail, o trem faz parte de uma frota de 14 composições projetadas para a nova linha de monotrilho/Governo de S. Paulo
As outras unidades seguem em produção na China e chegarão ao Brasil ao longo de 2025/Governo de São Paulo
As outras unidades seguem em produção na China e chegarão ao Brasil ao longo de 2025/Governo de São Paulo

A chegada do trem

No pátio, os vagões do novo trem, também chamados de carros, foram retirados das carretas e colocados nas vigas por um braço mecânico, para a realização da montagem completa da composição.

Esse processo segue uma ordem sequencial na entrada das carretas, garantindo que os carros sejam posicionados corretamente nas vigas para facilitar a montagem.

Fabricado pela BYD Skyrail, o trem faz parte de uma frota de 14 composições projetadas para a nova linha de monotrilho. Segundo o Governo de São Paulo, todos serão submetidos a testes rigorosos antes de serem integrados à operação, prevista para 2026.

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Os demais trens estão em produção na China e serão entregues ao longo de 2025.

Os dois trens já entregues fazem parte do pacote de investimentos do Governo de São Paulo para a implantação da Linha 17-Ouro, estimado em R$ 5,8 milhões.

Como será a Linha 17-Ouro

Prevista para operar em 2026, a Linha 17-Ouro é o segundo monotrilho de São Paulo e contará com 6,7 quilômetros de extensão operacional, além de capacidade para transportar 90 mil passageiros diariamente.

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A nova linha vai conectar o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda, com integração também à Linha 5-Lilás na estação Campo Belo.

Ao todo, serão oito novas estações, com possibilidade de ampliação no futuro: Morumbi, Chucri Zaidan, Vila Cordeiro, Campo Belo, Vereador José Diniz, Brooklin Paulista, Aeroporto de Congonhas e Washington Luís.

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