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Cotidiano

Linha 16-Violeta do Metrô de SP avança e pode ser leiloada em novembro; veja o que falta

Expectativa do governo é que a nova linha tenha 25 estações, ligando a zona leste à zona oeste

Matheus Herbert

19/02/2025 às 13:10  atualizado em 19/02/2025 às 13:11

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Nova linha terá estações próximas aos parques Ibirapuera, Aclimação, Independência e o Ceret

Nova linha terá estações próximas aos parques Ibirapuera, Aclimação, Independência e o Ceret | Diogo Moreira/Governo do Estado

O Governo de São Paulo avança nos estudos para a futura Linha 16-Violeta do Metrô. Com cerca de 32 quilômetros de extensão, o ramal, também conhecido como “Linha dos Parques”, promete conectar o Metrô a quatro parques importantes da capital paulista.

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A expectativa do governo é que a nova linha tenha 25 estações, ligando a zona leste à zona oeste.

Com expectativa de transportar 18 milhões de passageiros por mês, a nova linha terá estações próximas aos parques Ibirapuera, Aclimação, Independência e o Ceret.

Em entrevista à Folha de São Paulo, o diretor da construtora espanhola Acciona, André De Angelo, disse que a empresa, que demonstrou interesse em estudar a linha, pretende entregar a avaliação em maio deste ano ao governo estadual. 

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A previsão, segundo o diretor, é que, se tudo correr nos prazos legais e o governo cumprir as etapas, o projeto seja licitado em novembro deste ano.

Estudos e leilão 

Nos seis meses entre a entrega dos estudos e o leilão, será preciso definir a modelagem do projeto, realizar consulta e audiências públicas para colher sugestões, além de rodadas de apresentação para potenciais interessados.

Ainda segundo o diretor André De Angelo, assim que iniciada, a obra deve ser concluída em sete anos. 

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Autorização dos estudos e planejamento 

A Secretaria de Parcerias em Investimentos autorizou em janeiro deste ano os estudos do grupo espanhol Acciona. O custo é de cerca de R$ 42,4 milhões.

Se o projeto for leiloado e arrematado por outro interessado, a empresa terá direito ao reembolso integral, pago pelos vencedores da licitação.

Estudos iniciais apontam que o governo pretende dividir a construção da linha em duas fases. A primeira compreende o trecho Oscar Freire-Abel Ferreira, com 16 estações, passando por outras quatro linhas existentes do Metrô.

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Já a segunda etapa, a construção prosseguiria com mais nove estações, chegando até Cidade Tiradentes - extremo leste da Capital. 

Fases da nova linha:

A primeira fase da nova linha do Metrô terá 16 estações e ligará a região do Aricanduva, na zona leste, a Oscar Freire, na zona oeste, em somente 30 minutos de percurso, reduzindo o trajeto atual em uma hora.

Além disso, a linha contará com sete integrações, sem contar com a conexão com três terminais de ônibus.

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  • Linha 1-Azul, na estação Ana Rosa
  • Linha 2-Verde, nas estações Ana Rosa e Anália Franco
  • Linha 4-Amarela, na estação Oscar Freire
  • Linha 6-Laranja e Linha 10-Turquesa, na estação São Carlos
  • Futura Linha 19-Celeste, na Estação Jardim Paulista

Em uma segunda fase, o projeto prevê a expansão do ramal, ligando Abel Ferreira até a Cidade Tiradentes.

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