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Mudanças fazem parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado (PPI-SP) | Divulgação/Governo de SP
O projeto de concessão da Linha 10-Turquesa prevê um investimento de R$ 6 bilhões para ampliar e modernizar o ramal que liga o ABC Paulista ao centro expandido de São Paulo
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As mudanças fazem parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado (PPI-SP) e devem beneficiar 14 milhões de pessoas
A Linha 10-Turquesa atende 14 estações e tem integração com sete linhas (1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela, 7-Rubi, 11-Coral e 12-Safira), além dos Expressos Turísticos Mogi das Cruzes e Paranapiacaba
Com as melhorias, a Linha 10-Turquesa passará a ter 18 estações e integração com 11 linhas em nove pontos distintos, facilitando conexões mais rápidas e eficientes.
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Além dessas, a Linha 10-Turquesa terá conexão direta com as Linhas 6-Laranja, 15-Prata e as futuras 16-Violeta e 14-Ônix, além da 15-Prata do Metrô.
Ainda em construção, a já citada Linha 6-Laranja completa 10 anos em obras em abril. Neste meio tempo, o projeto de construção sofreu com a troca de concessionária e com uma interrupção de quatro anos.
Entre os principais benefícios do projeto está a ampliação e modernização da infraestrutura ferroviária.
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A Linha 10-Turquesa terá quatro novas estações: Bom Retiro, São Carlos-Parque da Mooca, ABC e Pari (Contingente).
Além disso, a Linha 10-Turquesa recebeu 16 novos trens e terá capacidade para atender uma demanda projetada de 552 mil passageiros por dia útil até 2040.
Seis estações da Linha 10-Turquesa serão reconstruídas: Juventus-Mooca, Ipiranga, Utinga, Prefeito Saladino, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Outras quatro passarão por ampliação: São Caetano, Santo André, Mauá e Guapituba.
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Outras quatro estações da linha passarão por reformas pontuais (Brás, Luz, Tamanduateí e Capuava), segundo informações do Governo do Estado.
O intervalo entre os trens será reduzido de seis para 4,5 minutos no trecho entre Bom Retiro e Mauá.
O projeto também busca reduzir as interrupções causadas por alagamentos nos horários de pico do verão e substituir passagens em nível por passarelas, viadutos ou passagens inferiores.
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Essa reestruturação contribuirá para o desenvolvimento urbano, especialmente na região da futura Estação ABC.
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