A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Líder nacional, o Estado de SP é responsável por 26% da banana produzida no Brasil

Maior polo produtor do segmento é o Vale do Ribeira; entre as principais variedades da fruta estão a prata, nanica, maçã, ouro e terra

11/10/2023 às 15:50  atualizado em 11/10/2023 às 15:56

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
A produção paulista ajuda a manter o Brasil entre os principais produtores de banana do mundo

A produção paulista ajuda a manter o Brasil entre os principais produtores de banana do mundo | Agência Brasil

O Estado de São Paulo é responsável por quase um terço da banana produzida no Brasil. A previsão é de que o estado produza mais de um milhão de toneladas do produto na atual safra, segundo dados do Instituto de Economia Agrícola, órgão vinculado à Secretaria da Agricultura e Abastecimento.

Continua depois da publicidade

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

São quase dois mil campos de futebol de área plantada da fruta no estado.

A produção paulista ajuda a manter o Brasil entre os principais produtores de banana do mundo.

Continua depois da publicidade

Na safra de 2021 e 2022, o país produziu cerca de 7 milhões de toneladas, de acordo com dados do IBGE, ficando atrás somente da Índia, China e Indonésia.

O maior polo produtor do segmento no estado é o Vale do Ribeira.

Entre as principais variedades da fruta produzidas, estão a prata, nanica, maçã, ouro e terra.

Continua depois da publicidade

A região também se destaca pela produtividade: enquanto a média nacional é de14 toneladas de banana produzidas por hectare, a do Vale do Ribeira é de 22, segundo a Secretaria da Agricultura e Abastecimento.

Ainda assim, pesquisas desenvolvidas pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios mostram que, utilizando técnicas de manejo da cultura, é possível elevar a produtividade dos bananais, como explica o pesquisador Edson Nomura, da agência regional de Pariquera-Açu: “Na parte da nutrição estamos pesquisando o uso de composto orgânico avaliando seus efeitos nos atributos químicos, físicos e biológicos dos solos, sendo avaliadas as atividades enzimáticas e identificando quais são os microrganismos responsáveis por isso”.

Em outras frentes, o estado também investe em pesquisas que promovem o melhoramento genético e o controle de doenças e pragas, as chamadas medidas fitossanitárias.

Continua depois da publicidade

Em maio deste ano, por exemplo, a Secretaria de Agricultura criou o Programa Estadual de Fitossanidade da Cultura da Banana, com o objetivo de definir as ações de defesa sanitária voltadas à cultura.

Entre as medidas previstas no programa, estão o cadastro de todas as unidades comerciais de banana no estado, ações de redução de disseminação e prevenção de pragas e adoção de protocolos para garantir a rastreabilidade e a qualidade do produto.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados