Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Campus da Universidade de São Paulo, no Butantã | Joseph Silva/Gazeta de S. Paulo
Quem mora em São Paulo já deve ter tido a experiência de planejar um dia de treino em um parque público e ter de passar por alguns sufocos como a falta de vaga para estacionar, pedestres invadindo a ciclovia e eventos aglomerados que não raramente ocupam áreas comuns do local, atrapalhando quem queria apenas dar uma corridinha ou uma pedalada em paz. O mesmo não acontece com quem escolhe treinar nos 3,7 milhões de metros quadrados do campus principal da Universidade de São Paulo, na zona oeste da cidade. Para quem gosta de espaço livre a instituição é um prato cheio.
Continua depois da publicidade
Mesmo tendo mais de 60 mil alunos, o campi, que fica no bairro do Butantã, tem ruas, calçadas e ciclovias quase sempre vazias. Quem curte correr ou pedalar sem ter que desviar de pessoas ou carros a toda hora tem no local uma ótima opção.
Assim como nos parques públicos da cidade, o acesso ao campus é livre e gratuito e pode ser feito à pé, por transporte público e por carro. O grande número de árvores proporciona sombra em quase toda a área, o que é um alívio nos dias de calor.
Para quem curte pedalar, a Universidade oferece 36 quilômetros de ciclovia que, curiosamente, quase não têm ciclistas, mesmo durante os períodos de aulas. A maioria dos trechos é relativamente plana, mas quem gosta de um treino mais pesado também conta com algumas subidas mais exigentes. É possível ainda alugar uma bike do Itaú, nas várias estações de aluguel da empresa espalhadas por lá.
Continua depois da publicidade
Volta de bicicleta pelas ciclovias da USP - Vídeo: Da Reportagem
Já os amantes de corrida podem usar as calçadas que dão acesso às faculdades que compõem a instituição. Algumas não apresentam estado adequado de conservação, então fique atento ao risco de queda. Mas quem está acostumado a correr pelas ruas da capital paulista não deve encontrar dificuldades em usar o asfalto da USP que, no geral, apresenta boa qualidade. Atenção para não tropeçar nas raízes das mais de 750 espécies de árvores nativas e exóticas.
Apesar de ter algumas vantagens, o esportista que escolher a Universidade para treinar tem de ficar atento a alguns detalhes. Não há bebedouros nos locais abertos, por isso é importante levar sua própria água para não ficar desidratado. Existe possibilidade de atendimento médico no hospital universitário, mas ele pode estar distante do local onde você eventualmente sofreu algum acidente, então, cuidado redobrado por lá. Também há horários em que somente a entrada de alunos e funcionários da universidade é permitida. Isso acontece aos domingos, feriados e aos sábados após as 14 horas.
Continua depois da publicidade
Serviço:
Universidade de São Paulo, campus Butantã
Estacionamento: gratuito
Continua depois da publicidade
Mais informações e como chegar: https://puspc.usp.br/2017/04/05/funcionamento-das-portarias-3/
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade