Entre em nosso grupo
2
Três homens foram presos na madrugada desta sexta-feira
29/04/2023 às 11:00 atualizado em 29/04/2023 às 14:10
Continua depois da publicidade
Se o crime tivesse sido efetivo, 4000 mil pessoas ficariam sem internet | CNI / José Paulo Lacerda
Três homens foram presos na madrugada desta sexta-feira (29) no interior de uma galeria subterrânea na zona norte de São Paulo tentando furtar 2 toneladas de cabo telefônico que poderiam deixar até 4.000 usuários sem internet na região da Freguesia do Ó.
Continua depois da publicidade
Segundo a Polícia Civil, os suspeitos já haviam separado 200 metros de cabos, que acabaram esticados em uma rua do bairro pela manhã. O flagrante ocorreu por volta das 3h30.
De acordo com o Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), o setor de segurança de uma operadora de telecomunicações recebeu alerta sobre um suposto furto que estaria ocorrendo no interior de uma galeria subterrânea onde passavam os cabos de telecomunicação e internet.
A partir daí, policiais civis da 3ª Delegacia Patrimônio passaram a fazer diligências na região e encontraram o trio após uma tampa de bueiro ser erguida na praça Silva Mafra.
Continua depois da publicidade
Os policiais também apreenderam uma Volkswagen Kombi que seria utilizada no transporte dos cabos furtados.
A polícia não informou se o trio tem defesa constituída.
No último dia 10, três pessoas já tinham sido presas após invadir o pátio de Presidente Altino, da linha 9-esmeralda de trens metropolitanos, em São Paulo, com ferramentas específicas de corte de cabos.
No centro da capital paulista, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) aumentou a altura dos semáforos de pedestres para tentar evitar o roubo e furto de cabos, além de vandalismo.
Continua depois da publicidade
De acordo com a empresa que controla o trânsito paulistano, entre 2019 e 2022, o crescimento foi de 206,5%, partindo de 1.969 para 6.035, no período.
No primeiro trimestre de ano, foram registrados 2.018 casos em semáforos, que resultaram em 211,3 km de cabos furtados. O volume é quase o dobro do registrado nos três últimos meses de 2022, quando foram furtados 115,1 km de cabos na cidade.
No último dia 5, a Câmara Municipal aprovou a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar o furto de fios e cabos de cobre na capital. O requerimento para abertura da comissão foi apresentado pelo vereador Coronel Salles, do PSD.
Continua depois da publicidade
A CPI busca identificar autores e receptadores, medir os impactos na cidade (falta de iluminação, semáforos desligados, acidentes de trânsito, depredação de postes) e sugerir soluções.
Neste ano, a Polícia Civil disse ter aprendido 16,2 toneladas de cobre em ações realizadas em ferros-velhos e 20 pessoas foram presas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade