A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Kopenhagen perde exclusividade do termo 'língua de gato'; entenda

A ação foi protocolada por uma empresa do grupo Cacau Show; agora, outras lojas podem usar o termo para se referir a este tipo de chocolate

Yasmin Gomes

04/07/2024 às 11:45  atualizado em 04/07/2024 às 11:59

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
anulou o registro feito no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)

anulou o registro feito no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) | Divulgação

A Justiça Federal do Rio de Janeiro acatou na última segunda-feira (1/7) o pedido para anular a titularidade exclusiva da marca "língua de gato" à Kopenhagen. A empresa vê o produto como um de seus pricipais ativos, ao lado da "Lajotinha" e da "Nhá Benta".

Continua depois da publicidade

A ação foi protocolada pela Nibs Participações S.A, empresa do grupo Cacau Show. Foi concluído que a expressão “língua de gato” é de uso comum para designar chocolates em formato oblongo e achatado.

O documento foi assinado pela juíza Laura Bastos Carvalho e anulou o registro feito no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) que garantia à Kopenhagen exclusividade do termo.

Agora, outras lojas podem usar "língua de gato" para se referir a este tipo de chocolate, coisa que já acontecia, porém, agora sem qualquer contestação legal. A Cacau Show, por exemplo, produzia chocolate no mesmo formato e preferia usar outro nome, "Gato Mia". Como foi a empresa quem moveu o processo, espera-se que o "Gato Mia" vire "Língua de Gato".

Continua depois da publicidade

A decisão definiu, como exceção, que está mantido o registro de uso exclusivo do termo pela Kopenhagen nos casos em que é feita referência a produtos não relacionados a chocolate.

A juíza decidiu ainda que a Kopenhagen terá que pagar valor de ressarcimento à empresa da Cacau Show.

Origem da Língua de Gato

Para basear a perda de exclusividade, foi citado também que a origem e a ideia para a criação veio da Áustria, com um chocolate chamado "Katzenzungen", que em português significa literalmente língua de gato, lançada em 1892.

Continua depois da publicidade

*Texto sob supervisão de Diogo Mesquita

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados