Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Enchente na capital paulista (arquivo) | Paulo Pinto/Fotos Públicas
A Prefeitura de São Paulo tem 90 dias para apresentar projetos de enfrentamento às enchentes que estariam em andamento desde 2014. A determinação foi expedida pela 13ª Vara de Fazenda Pública.
Continua depois da publicidade
No despacho, a Justiça obriga que a gestão municipal comprove que os custos dos projetos foram incluídos na Lei Orçamentária. Além disso, é solicitada a comprovação da verba destinada ao município e a utilização destes valores de forma integral.
A juíza Maria Gabriella Pavlópoulos Spaolonzi ressalta em sua decisão que a prefeitura precisa apresentar um plano de ação detalhado para combater inundações. Segundo o texto, o plano deve levar em conta a capacidade orçamentária, definição de prioridades e os recursos materiais e humanos.
A determinação atende ao pedido de uma ação civil pública do Ministério Público que está em andamento. Nela, é solicitado que a gestão de Ricardo Nunes (MDB) crie planos de intervenção para evitar enchentes, além de fazer reserva orçamentária para sua execução, entre outras medidas.
Continua depois da publicidade
Em março deste ano, chuvas intensas atingiram a cidade provocando estragos principalmente em bairros da zona leste. Padarias e uma banca de jornal do bairro Arthur Alvim foram completamente destruídas por conta do temporal. A reportagem do "g1" entrou em contato com a prefeitura e aguarda posicionamento.
Ainda em março, um rapaz de 21 anos foi arrastado pela força das águas do córrego Aricanduva e morreu. Ele tentava resgatar outros moradores da enchente no bairro de Iguatemi, na região de Itaquera, após fortes chuvas atingirem a região.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade