A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 23 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Bolsonaro é acusado de fazer showmício na Festa do Peão de Barretos, em SP

PDT diz que o presidente fez showmício no festival, considerado a meca do sertanejo, o que é proibido pela legislação eleitoral

Maria Eduarda Guimarães

01/09/2022 às 14:49  atualizado em 01/09/2022 às 14:56

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Presidente Jair Bolsonaro esteve presente na Festa do Peão de Boiadeiro, que ocorreu em Barretos, no interior de São Paulo.

Presidente Jair Bolsonaro esteve presente na Festa do Peão de Boiadeiro, que ocorreu em Barretos, no interior de São Paulo. | Reprodução/Facebook/Jair Bolsonaro

O Partido Democrático Trabalhista, o PDT, entrou com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral contra a participação de Jair Bolsonaro na Festa do Peão de Boiadeiro, que ocorreu em Barretos, no interior de São Paulo.

Continua depois da publicidade

O PDT diz que o presidente fez showmício no festival, considerado a meca do sertanejo, o que é proibido pela legislação eleitoral. O partido aponta que a participação "não ocorreu em tons neutros" e que "não satisfeito em gabaritar o diverso rol de irregularidades eleitorais, Bolsonaro ainda desceu do palco estruturado com aparatos de campanha para dar duas voltas a cavalo na arena e animar o público".

Procurado, o PL não se pronunciou até a publicação desta reportagem.

Bolsonaro chegou ao estádio de rodeios às 22h30, acompanhado de uma comitiva que incluía o empresário Luciano Hang, um de seus seguidores mais próximos, e o candidato ao governo paulista Tarcísio de Freitas, do Republicanos.

Continua depois da publicidade

O ato com o presidente teve a apresentação do jingle de campanha, xingamentos ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT, o Partido dos Trabalhadores, e discurso no palco.

Enquanto era apresentado pelo locutor Cuiabano Lima como um misto de herói e salvador, Bolsonaro estava o tempo todo ao lado de Jeronimo Luiz Muzetti, presidente de Os Independentes, associação que organiza a festa.

O PDT defende na representação que o discurso tinha "nítido viés eleitoral" e que era destinado ao público-alvo do evento, o da agropecuária. Eles também dizem que o evento foi transmitido em lives no YouTube fora dos endereços que a candidatura informou à Justiça Eleitoral.

Continua depois da publicidade

Por isso, o partido pede tanto a retirada dos vídeos que estão na plataforma quanto a proibição de que Bolsonaro adote conduta semelhante em outros eventos nas próximas semanas, às vésperas das eleições.

O ex-ministro do Meio Ambiente de Bolsonaro, Ricardo Salles, também participou da Festa do Peão. No microfone, ele elogiou o agronegócio e Braga Netto, candidato a vice de Bolsonaro, além de dizer que o presidente é insubstituível.

Eduardo Bolsonaro também esteve no Parque do Peão e gravou vídeo sugerindo que Lula participe do evento.

Continua depois da publicidade

A relação de Bolsonaro com o evento antecede sua chegada ao Planalto. Antes disso, ele já tinha discursado na arena, defendido o agronegócio e dito que era um soldado dos produtores rurais.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados