A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 20 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Itapecerica da Serra ganhará nova escola de educação especial

Novo complexo contará com duas alas; uma voltada para aulas, e outra dedicada a atendimentos de saúde

19/12/2022 às 16:35  atualizado em 19/12/2022 às 16:53

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Após a inauguração da nova sede, o atual prédio da escola será aproveitado como unidade de atendimento a pessoas com deficiência

Após a inauguração da nova sede, o atual prédio da escola será aproveitado como unidade de atendimento a pessoas com deficiência | Divulgação/PMIS

A cidade de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, deve ganhar em breve uma nova unidade de educação especial. A Escola Municipal de Educação Especial Arco-Íris, que atualmente funciona no centro da cidade, terá uma nova sede, mais completa e que abrigará duas alas. Uma das alas será voltada para as aulas e atividades educacionais e outra direcionada a atendimentos de saúde para os alunos.

Continua depois da publicidade

Com uma área de 9.352,97 m² e construções que totalizam 5.936,31m², o projeto é uma realização da Prefeitura de Itapecerica, na qual estão sendo utilizados recursos da municipalidade e parte do FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.

O prédio (localizado na Estrada Benedito Pereira Rodrigues, 315 – Lagoa, com acesso também pela Rodovia Armando Salles, 3999) será dividido em duas alas: A e B. Na Ala A, ficará a Escola Municipal de Educação Especial Arco-íris, com aproximadamente 13 salas de aula, além de refeitório, banheiros e a parte administrativa. Essa ala atenderá até 350 alunos da Educação Especial, divididos em dois turnos.

Já a Ala B, abrigará a Saúde Escolar, que realizará acolhimentos voltados ao desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, nas seguintes áreas: Fisioterapia (com uma clínica de estimulação), Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Psicologia. Esse setor contará também com um consultório dentário, sala de enfermagem, salas para atendimentos em grupos e individual e a parte administrativa. Serão por volta de 450 alunos de toda a Rede Municipal de Educação recebidos por mês na Saúde Escolar.

Continua depois da publicidade

O complexo contará ainda com uma quadra poliesportiva, piscina, auditório, salas para oficinas de artes e culinária, além de espaço para horta. A previsão de término é para 10 de março 2023, com vigência da ordem de serviço para até 11 de setembro 2023.

Segundo a Secretaria de Educação, “devido aos efeitos econômicos da pandemia do coronavírus, que afetou fortemente as obras de construção civil, a jornada de trabalho e os funcionários foram reduzidos. Além do aumento de custos e da imprevisibilidade dos principais insumos produtivos, principalmente aço e concreto, tais motivos afetaram o andamento do fluxo normal dos serviços. A partir de 2021 o governo municipal reuniu-se com a empresa para corrigir os desequilíbrios econômico-financeiros e restabelecer a normalidade da construção”.

Após a conclusão, a unidade atual (localizada na Rua Treze de Maio - Centro) passará por estudos para que se torne um Polo Específico do Atendimento Educacional Especializado para as deficiências: visual/cegueira; auditiva/surdez, além dos demais alunos do AEE da Região Central. Há análises também para adaptação do espaço para uma creche.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados