A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

IPTU em Taboão da Serra tem reajuste de 5,65% a partir de 2023

Pagamento à vista terá desconto de 7% e o vencimento fica para 10 de março

Maria Eduarda Guimarães

20/12/2022 às 13:16  atualizado em 20/12/2022 às 13:31

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Taboão da Serra

Taboão da Serra | MAICK REIS / O TABOANENSE

Os munícipes de Taboão da Serra terão reajuste de 5,65% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2023. A prefeitura informou ao portal O Taboanense, que a correção é atualizada anualmente e o percentual é com base no índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA.

Continua depois da publicidade

Segundo a administração municipal, o contribuinte de Taboão da Serra que realizar o pagamento do IPTU 2023 à vista, ou seja, parcela única, terá desconto de 7% e o vencimento para pagamento à vista ou da primeira parcela será em 10 de março.

Quem optar pelo pagamento parcelado, poderá fazê-lo em até 10 vezes, sendo a valor mínimo de R$ 102,82.

Reajuste do IPTU 2023 na cidade de São Paulo

Continua depois da publicidade

Quem possui um imóvel na capital paulista pode ter uma desagradável surpresa no início de 2023. Isso porque o prefeito Ricardo Nunes (MDB) sancionou uma lei que permite a correção do valor do IPTU (Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana) com base na inflação. Por isso, assim como outros tributos, como o IPVA, este imposto também deve apertar o bolso de muitos paulistanos.

Segundo a lei, aprovada em novembro de 2021, o tributo poderá ficar até 10% mais caro a cada ano. Este teto foi estabelecido porque o IPCA, índice de inflação anual usado como base nesta lei, poderia ultrapassar esse percentual, encarecendo demasiadamente o valor do IPTU. 

Qual será o reajuste do IPTU 2023?

Continua depois da publicidade

O IPCA de 2022 atualmente acumula alta de 5,13% e, nos últimos 12 meses, de 5,90%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados no último dia 9. Portanto, a expectativa é que o aumento do IPTU em São Paulo fique na faixa de 6%. Entretanto, existem casos específicos nos quais o imposto pode ser reajustado em mais do que 10%.

Por exemplo:

  • Se o imóvel teve ampliação de área construída ou passou por alguma reforma;
  • Se perdeu algum benefício que lhe concedia desconto ou isenção;
  • Se o imóvel foi objeto de fiscalização que constatou que os respectivos dados cadastrais (como uso, área construída ou idade da construção) estavam desatualizados, impactando no valor do imposto;

Quando vence o IPTU?

Continua depois da publicidade

O calendário de pagamento do tributo ainda não está disponível e deve ser liberado no início do mês de janeiro. Assim como nos anos anteriores, a expectativa é que a Prefeitura ofereça desconto de 3% no valor do imposto para contribuintes que pagarem à vista. O pagamento da primeira parcela, ou cota única, ocorre a partir de fevereiro.

Quando meu IPTU vai chegar?

Em regra, em até cinco dias úteis antes da data do vencimento.

Continua depois da publicidade

Caso o carnê não chegue ao endereço do contribuinte até a data limite constante no Edital do IPTU 2022, o contribuinte poderá emitir 2ª via da notificação, pela internet, no site da Prefeitura de São Paulo. Também é possível agendar atendimento na Subprefeitura ou Descomplica mais próximo para solicitar a impressão da 2ª via: 

Atenção: Nunca utilize sites buscadores de informações na internet para impressão de boleto.

Quem tem direito à isenção do IPTU em SP?

Continua depois da publicidade

Imóveis residenciais com valor venal de até R$ 230 mil são isentos de IPTU. Proprietários que são aposentados e que não possuam nenhum outro imóvel no Brasil, também não pagam este tributo.

Como saber quanto vou pagar de IPTU em 2023?

O cálculo do imposto é feito com base no valor venal do imóvel. Todos os anos, a Secretaria Municipal da Fazenda determina o valor venal dos imóveis, com base nas informações cadastradas. Aqueles construídos com o exclusivo fim residencial tem o IPTU calculado com base em 1% do seu valor venal. Nos demais imóveis e/ou terrenos, a taxa passa a ser de 1,5%. 

Continua depois da publicidade

Caso o contribuinte discorde do valor observado no IPTU de seu imóvel, é possível que as informações cadastradas no sistema da Prefeitura e que foram usadas para cálculo do valor venal do imóvel, estejam desatualizadas. Nessas situações, o contribuinte pode pedir atualização do cadastro do imóvel.

Mais informações podem ser consultadas no site da Prefeitura de São Paulo sobre IPTU: https://www.prefeitura.sp.gov.br/iptu2022/index.php

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados