Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Votos em branco ou nulo somam 4%; não souberam ou não responderam 2% dos entrevistados
Continua depois da publicidade
Lula em debate na TV Globo | Reprodução/ TV Globo
O ex-presidente Luiz Inácio da Silva (PT) está com vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa no segundo turno da eleição presidencial, de acordo o Ipec.
Continua depois da publicidade
Pesquisa divulgada pelo instituto nesta quarta-feira (5) mostra o petista com 51% das intenções de votos totais, ante 43% do atual mandatário. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%.
Votos em branco ou nulo somam 4%. Não souberam ou não responderam 2% dos entrevistados.
O instituto ouviu 2.000 pessoas da segunda-feira (3) até esta quarta.
Continua depois da publicidade
No cálculo dos votos válidos, que excluem os em branco ou nulos e são usados pela Justiça Eleitoral para totalizar o resultado das eleições, o petista vence por 55% a 45%.
No primeiro turno, no último domingo (2), Lula obteve 48,4% dos votos válidos, ante 43,2% de Bolsonaro. A terceira colocada, Simone Tebet (MDB), ficou com 4,2%.
Os dias seguintes à primeira votação foram marcados por declarações de apoio de lideranças políticas pelo país aos dois presidenciáveis. Lula recebeu a adesão do PDT de Ciro Gomes e de Tebet, além de tucanos como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o senador José Serra (SP).
Continua depois da publicidade
Bolsonaro obteve o apoio do governador reeleito de Minas, Romeu Zema (Novo), do ex-juiz Sergio Moro, eleito senador pela União Brasil do Paraná, e do governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), que foi derrotado no primeiro turno.
O PSDB e o MDB formalmente liberaram os filiados quanto ao apoio no segundo turno. Tucanos como João Doria e a senadora Mara Gabrilli (SP) já disseram que não vão se posicionar.
A pesquisa do Ipec foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-02736/2022.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade