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Cotidiano

INSS alerta para novo golpe pelo WhatsApp

Instituto informa que golpistas estão se passando por "Central de Atendimento" que utiliza a imagem da assistente virtual do INSS para obter dados pessoais dos beneficiários por meio das mensagens

Leonardo Sandre

24/03/2022 às 11:22  atualizado em 24/03/2022 às 11:34

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Golpe do falso assistente do INSS

Golpe do falso assistente do INSS | Divulgação INSS

Instituto informa que golpistas estão se passando por uma “Central de Atendimento” que utiliza a imagem da Helô, assistente virtual do INSS, para obter dados pessoais dos beneficiários por meio das mensagens de celular.

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As abordagens têm ocorrido por aplicativo de mensagem de celular (WhatsApp).

De acordo com as denúncias, os golpistas fornecem até alguns dados dos beneficiários e dão um protocolo para mostrar credibilidade.

O INSS alerta, no entanto, que a assistente virtual, que é um plantão de dúvidas, só pode ser acessada pelo site ou aplicativo, e que, por esse motivo, o segurado nunca será procurado pelo WhatsApp para uma conversa.

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O segurado é contatado por meio das informações fornecidas em seu cadastro (e-mail, telefone e endereço) e, por isso, é importante que mantenha o seu cadastro junto ao INSS sempre com os dados atualizados para contato.

A atualização pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS (disponível para download em Android e iOS) e por meio da Central 135.

De acordo com o instituto, quando um segurado recebe uma informação por SMS, o número usado é o 280-41.

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Vale lembrar que, quando alguém liga para o 135 ou é atendido pelo chat humanizado da Helô, o atendente pode pedir algumas informações – como CPF e nome da mãe. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou ou acessou o chat.

Os golpes ou tentativas de golpe devem ser denunciados à ouvidoria do INSS, pela internet ou pelo telefone 135, e registrar um boletim de ocorrência, além de comunicar ao banco em que recebe o benefício.

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