Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Vítima está afastada recebendo todo "suporte"; Prefeitura informou que repudia todo ato de assédio sexual na Guarda Civil Metropolitana
Continua depois da publicidade
GCM Diadema | Reprodução/Prefeitura de Diadema
Um inspetor da Guarda Civil Municipal (GCM) foi afastado pela Prefeitura de Diadema após ser denunciado por assédio sexual.
Continua depois da publicidade
O inspetor foi acusado por uma guarda-civil de se aproximar por trás, colocar as mãos em seus ombros e “beijar seu pescoço” durante o trabalho. A corregedoria da GCM está investigando o caso.
A mulher está afastada do trabalho, enquanto recebe o suporte que garante a sua segurança e bem-estar, informou a prefeitura.
A vítima registrou na Polícia Civil um boletim de ocorrência contra o inspetor. Ele é investigado pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) da cidade, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP). "Maiores detalhes serão preservados por se tratar de ocorrência de natureza sexual", informou a nota divulgada pela pasta da Segurança.
Continua depois da publicidade
Em caso de condenação na Justiça, a pena para crimes de assédio sexual pode ser de um ano a dois anos de reclusão. Por enquanto o homem responde em liberdade.
A vítima tem 53 anos e trabalha em uma das salas da Central de Operações da GCM. Segundo ela, o inspetor cometeu este crime outras vezes. A última vez teria sido na quinta-feira passada (27/6). A guarda contou que o homem também já assediou sexualmente outras colegas de serviço.
Ainda conforme a vítima, as outras guardas tinham receio de denunciar os abusos, por ele ser o inspetor da GCM. Por esse motivo ficaram caladas quanto aos assédios cometidos por ele.
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Diadema informou por meio de nota que afastou o inspetor logo quando soube da denúncia contra ele. E que repudia todo ato de assédio na Guarda Civil Municipal.
"A Prefeitura Municipal de Diadema repudia veementemente qualquer forma de assédio e trata com seriedade todas as denúncias recebidas”, informou a prefeitura.
“Ao tomar conhecimento da denúncia, todas as providências foram imediatamente tomadas, incluindo a notificação ao inspetor de que ele está sendo retirado de suas atribuições enquanto a investigação é conduzida", disse
Continua depois da publicidade
"Uma investigação interna também será realizada pela corregedoria da GCM, após ser oficializada pelo gabinete e pelo comando, a servidora encontra-se afastada e será oferecido todo o suporte necessário, para garantir sua segurança e bem-estar”, completou.
“Reafirmamos nosso compromisso com a integridade, segurança e respeito a todos os nossos servidores e cidadãos, e seguimos trabalhando para manter um ambiente de trabalho seguro e respeitoso", informou a pasta.
“Desde 2021, a Prefeitura de Diadema promove o Programa Patrulha Maria da Penha, uma iniciativa da Guarda Civil Municipal para combater a violência doméstica e familiar contra a mulher, reforçando nosso compromisso com a proteção e apoio a todas as vítimas de violência", completa a prefeitura.
Continua depois da publicidade
*Texto sob supervisão de Diogo Mesquita
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade