Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Risco de temporais isolados é alto com rajadas de vento que podem atingir até 100 km/h
Continua depois da publicidade
Alerta do Inmet indica chances de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétrica e até queda de granizo | Marcelo Camargo/Agência Brasil
A quinta-feira começou com céu encoberto, garoa e termômetros oscilando em torno dos 20°C no interior de São Paulo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de perigo para chuvas intensas e tempestades de granizo para a região.
Continua depois da publicidade
O alerta laranja, que representa perigo, foi emitido às 21h desta quarta-feira (6/11). A previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia. Também há possibilidade de ventos intensos, de 60 a 100 quilômetros por hora.
O Inmet já havia emitido outro alerta de perigo para chuvas intensas no interior de São Paulo no início dessa semana.
O risco de temporais isolados é alto, principalmente nas tardes e inícios de noite, com rajadas de vento que podem atingir até 100 km/h. As áreas que já experimentaram chuvas acima da média em outubro têm aumento do risco de inundações, especialmente em zonas urbanas densas e áreas próximas a rios e córregos.
Continua depois da publicidade
O alerta do Inmet indica chances de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos, descargas elétricas e até queda de granizo.
As regiões que devem sofrer com tempestades são, principalmente, Itapetininga e cidades vizinhas, além do litoral sul paulista, a região macro metropolitana e a região metropolitana de São Paulo. Algumas regiões do Vale do Paraíba também devem ser atingidas.
Como ficam as precipitações:
Continua depois da publicidade
A partir de sábado (9/11), a previsão aponta para elevação da temperatura e encerramento das chuvas. A trégua deve durar ao menos até a quarta-feira (13/11), quando novas nuvens de chuva devem se formar no território paulista.
A aproximação da nova frente fria vai estimular rajadas de vento entre 40 a 50 quilômetros por hora, que já começam a ocorrer pela manhã.
A primeira semana do mês de novembro pode terminar com fortes pancadas de chuva em grande parte do País, com possibilidade para transtornos entre a sexta e o próximo fim de semana.
Continua depois da publicidade
As frentes frias da primavera costumam ser mais intensas devido à transição entre as estações de características climáticas opostas. Essa combinação cria um forte contraste de temperatura entre o ar frio que avança do Sul e o ar quente que já se acumula nas regiões mais ao norte.
A semana começou com céu encoberto e chuva leve em toda a cidade de São Paulo. O início de novembro está em alerta para temporais no Estado, que já ocorre desde o início da semana na Grande São Paulo e no interior.
De acordo com informações do Climatempo, a cidade de São Paulo esquentou nesta terça-feira alcançando quase 29°C durante a tarde. Para esta quarta-feira a previsão é de outra tarde abafada com previsão de pancadas de chuva e raios à tarde e à noite.
Continua depois da publicidade
Apesar do primeiro fim da semana de novembro ter um cenário climático com pouca nebulosidade e com termômetros oscilando no Sudeste do Brasil, as fortes chuvas devem continuar à rota da capital na forma de pancadas e com altos acumulados em todo o Estado.
Confira as mínimas e máximas, em média, para os próximos dias no interior de São Paulo:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade